A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

08/02/2013 21:29

Santa Casa funciona sem certificado de vistoria do Corpo de Bombeiros

Nyelder Rodrigues
Santa Casa precisa fazer adequações de segurança para conseguir certificado do Corpo de Bombeiros (Foto: João Garrigó)Santa Casa precisa fazer adequações de segurança para conseguir certificado do Corpo de Bombeiros (Foto: João Garrigó)

O Corpo de Bombeiros aguarda comunicado da Santa Casa de Campo Grande para que seja realizada no local a vistoria de emissão do certificado de segurança. Enquanto isso não ocorre, o hospital, o maior do Estado, segue funcionando sem o certificado, documento que garante que há segurança no local.

Conforme o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Ociel Ortiz, foi realizada vistoria ano passado no prédio, sendo constatadas irregularidades. O hospital foi notificado, e teve que apresentar projeto de combate a incêndios e de adequações a serem feitos.

Inicialmente, o projeto entregue precisou de correções após análise da diretoria de serviços técnicos dos Bombeiros, e em uma segunda apresentação, ele foi aprovado, no final de 2012, ficando a Santa Casa responsável por fazer as adequações.

O Corpo de Bombeiros agora aguarda comunicado do hospital quanto a conclusão das adequações no prédio, conforme projeto, para realizar nova verificação e, se tudo for aprovado, emitir certificado de vistoria.

De acordo com o coronel Ociel Ortiz, não existe prazo para que sejam executadas as obras do projeto. Enquanto isso, o local segue sem certificação.

“As exigências são a de haver reserva técnica para casos de incêndio, hidrantes, saídas de emergência, sinalização, porta corta-fogo, extintores, entre outros. Isso não significa que lá não tenha isso que foi citado. Mas é isso que exigimos”, explica o comandante-geral.

Além disso, Ortiz diz acreditar que o hospital está procurando viabilizar as adequações, já que em outro momento, houve problemas no setor de hemodiálise, que foi interditado pelos Bombeiros até que fossem cumpridas as exigências. Elas foram atendidas e o setor liberado.

Os problemas de segurança na Santa Casa foram revelados depois da denúncia feita pela cardiologista Maria Augusta Rahe Pereira, apontando que no local não há luzes de emergência, sinalização tanto no chão como no teto, e que portas corta-fogo foram retiradas para facilitar o acesso. Ela chegou a escrever artigo, publicando no jornal Correio do Estado, alertando sobre o problema.



O que funciona corretamente no Brasil, com toda documentação em dia?
 
Fabio Freitas em 09/02/2013 01:03:50
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions