ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEGUNDA  12    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Santa Casa suspende pronto atendimento adulto e infantil por falta de insumos

Direção também alertou para o risco de desassistência aos pacientes e agravamento de quadro clínico ou morte

Por Gabriela Couto | 11/05/2025 09:13
Santa Casa suspende pronto atendimento adulto e infantil por falta de insumos
Fachada do Pronto Atendimento da Santa Casa, com entrada pela Rui Barbosa (Foto: Arquivo/Paulo Francis)

A Santa Casa de Campo Grande anunciou, na noite de sexta-feira (10), a suspensão temporária dos atendimentos no Pronto Atendimento Adulto e Infantil. A medida começou a valer imediatamente após o envio do comunicado oficial feito pela Direção Técnica do hospital. Isso signfica que a instituição não recebe pacientes, salvo algumas exceções, por conta da gravidade.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Santa Casa de Campo Grande suspende atendimento adulto e infantil por falta de insumos. Medida drástica foi tomada na sexta-feira (10) devido à grave escassez de materiais no centro cirúrgico, colocando em risco a segurança dos pacientes. Hospital manterá atendimento apenas para emergências específicas: adultos com problemas neurocirúrgicos e infarto agudo do miocárdio; e crianças com quadros neurocirúrgicos e síndrome respiratória aguda grave. Pacientes internados e em estado grave continuarão recebendo assistência. Autoridades de saúde foram notificadas e a retomada dos serviços será anunciada após reposição dos insumos.

Segundo o diretor técnico da instituição, o médico William Leite Lemos, a suspensão foi necessária por falta grave de insumos no centro cirúrgico, o que impede a realização de procedimentos. A direção também alertou para o risco de desassistência aos pacientes e para o potencial agravamento de quadros clínicos, inclusive com risco de morte, caso os atendimentos fossem mantidos nessas condições.

A decisão segue orientações do Conselho Federal de Medicina (CFM) e tem o objetivo de garantir segurança e qualidade no atendimento aos pacientes. O hospital continuará atendendo casos emergenciais específicos:

  • Para adultos: emergências de neurocirurgia e infarto agudo do miocárdio com supra de ST (em um eletrocardiograma (ECG), um sinal clássico de infarto)

  • Para crianças: emergências de neurocirurgia e casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), devido ao surto respiratório atual na cidade.

Os pacientes que já estão internados ou em estado grave continuarão recebendo atendimento normalmente.

A suspensão foi comunicada às autoridades da saúde, como a Secretaria Municipal de Saúde, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), o Ministério Público e o Conselho Regional de Medicina. A Santa Casa informou que assim que houver reposição dos insumos e condições mínimas de segurança, os atendimentos serão retomados e um novo comunicado será divulgado.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias