ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Saúde monitora 35 grávidas na Capital com sintomas do zika vírus

Flávio Paes | 01/01/2016 19:22

Com 400 notificações de pacientes com sintomas de zika vírus só no mês passado, a Secretaria Municipal de Saúde vai monitorar a gravidez de 35 nulheres gestantes que estão neste grupo. Até agora, só há um caso confirmado, o de uma jovem de 22 anos, moradora  do distrito de Anhanduí, onde haveria outros pacientes com sintomas da doença.  

Há um mês, ela procurou a Unidade Básica de Saúde da localidade com manchas e dores no corpo, ao redor dos olhos, mas sem febre.

Ela não precisou ficar internada, mas terá acompanhamento dos médicos e quando o bebê nascer, a criança passará por neuropediatra, já que tem aparecido muitos casos de microcefalia em recém-nascidos, como uma das possíveis sequelas do fato das mães terem contraído o zika vírus durante a gestação.

 A jovem só ficou sabendo da gravidez quando procurou o posto de saúde com os sintomas da doença e informou ao médico estava com o ciclo menstrual atrasado. Ele então solicitou o exame que acabou comprovando sua gestação.

Em princípio ela se desesperou, conforme seu relato em entrevista a equipe de jornalismo do SBT MS. Chorou bastante, mas agora mostra confiança de que seu filho nascerá sem nenhum problema. A mãe dela, que a acalmou, está em tratamento de um câncer de mama e o pai dela, foi assassinado há um ano.

A confirmação do diagnóstico de zika vírus demorou, porque todos os exames são feitos em São Paulo no Laboratório do Instituto Adolfo Lutz. Atualmente há 209 exames de pacientes de Mato Grosso do Sul, que os médicos suspeitaram tratar-se de vítimas da doença.

A Secretaria anunciou que vai monitorar estes pacientes pelo Centro de Doenças Infecto-Parasitárias, junto ao Centro Regional de Saúde Nova Bahia. O projeto ainda não foi implantado porque a equipe multidisciplinar de profissionais, que é necessária, ainda não foi montada.

Nos siga no Google Notícias