ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Saúde pretende melhorar atendimento infantil com contratação de 120 pediatras

Bruno Chaves | 28/04/2014 12:41

Em resposta a dona de casa Regina Alves, que procurou o Campo Grande News nesta segunda-feira (28) para relatar a falta de atendimento médico pediátrico nos postos de saúde da Capital, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que abrirá processo seletivo que prevê a contratação de 120 pediatras.

O objetivo é aumentar a capacidade do atendimento infantil, que hoje não é feito na totalidade em nenhuma unidade de saúde. Por meio da assessoria de imprensa, a Sesau divulgou que preencher as escaldas de plantões dos postos é a maior preocupação do secretário municipal de saúde, Jamal Salem, e do prefeito Gilmar Olarte (PP).

A secretaria ainda informou que Prefeitura de Campo Grande convocou 134 médicos aprovados no último processo seletivo da Saúde. Desses, apenas 81 se apresentaram para trabalhar. Esse número, para a pasta, não é o suficiente, mas já ajuda a reduzir as filas nos postos.

Visando um atendimento completo, amanhã (29) será aberto novo processo de seleção que prevê a contratação de outros 120 médicos pediatras plantonistas. A intenção é suprir a necessidade de profissionais voltados ao atendimento infantil de todas as unidades 24h da cidade.

Sobre a necessidade de atendimento da filha da dona de casa Regina, a Sesau informou que casos não graves ambulatoriais são atendidos nas unidades básicas de saúde por meio de consultas marcadas com antecedência. Casos de urgência devem ser levados às UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) 24h.

A Sesau admitiu que o Posto de Saúde Nova Bahia não está conseguindo atender a população com escala de pediatria. Hoje (28), no período matutino, apenas quatro clínicos gerais prestavam atendimento na unidade, nenhum pediatra estava lá.

Durante a tarde, o quadro se repete: quatro clínicos e nenhum infantil. O período noturno, no Nova Bahia, é o único que terá atendimento pediátrico. Quem precisar pode procurar a unidade que oferecerá, hoje a noite, quatro clínicos gerais e três médicos pediatras.

Atualmente, só os postos de saúde Coronel Antonino e Vila Almeida oferecem atendimento pediátrico durante o dia. Na Vila Almeida, por exemplo, são seis clínicos e cinco pediatras de manhã e a tarde; de noite a escala é completa com cinco médicos de adultos e cindo de crianças. O objetivo é ter cinco clínicos gerais e cinco pediatras em todas as unidades 24h.

Nos siga no Google Notícias