Se arrependeu de colar adesivos no seu carro? Saiba como retirá-los
Especialistas afirmam que a remoção depende do material utilizado e do tempo que estão colados
Apesar de parecer simples, após o primeiro turno das eleições, condutores têm enfrentado dificuldades em retirar os adesivos políticos dos vidros dos carros. Para não prejudicar o seu veículo, especialistas em adesivagem e técnicos em vidros, alertam que a remoção exige paciência e o sucesso vai depender do material do adesivo e do tempo em que ele estava colado.
Uma das técnicas de remoção se assemelha ao ato de tirar a barba. O vendedor da loja Auto - Vidros Calógeras, Fernando Andrade, de 42, explicou que o processo de limpeza pode ser feito tanto em casa, quanto em locais especializados, como vidraçarias e lojas de adesivagem de carros.
“O nosso processo de limpeza é feito com uma lâmina de estilete nova. Primeiro é preciso limpar a poeira do vidro, em seguida, umedecer com água e detergente, como se fosse fazer a barba”, pontuou.
Ao Campo Grande News, o Arte-finalista e impressor, Vinícius Neto, de 35, que trabalha na empresa Kompary Comunicação Visual, em Campo Grande, ressaltou que mesmo que o adesivo seja fácil de ser retirado, tudo vai depender do tempo em que ele estava colado no veículo. O profissional acrescentou que existem três tipos de adesivos mais procurados, sendo eles, o perfurado, o branco fosco ou brilhante e o transparente. Ele ressaltou que esse ano a loja não confeccionou os adesivos políticos.
“Normalmente a gente utiliza adesivo vinil autocolante, mas existem vários tipos de cola, e vários produtos para retirada de adesivos. A maioria costuma dos pedidos costuma ser perfurado, ele é o mais fácil de tirar. O adesivo branco deixa mais marcas”, evidenciou.
De acordo com Neto, o adesivo perfurado, apesar de mais simples de retirar, pode sair descascando se estiver colado há muito tempo, o que pode tornar o trabalho mais custoso. O adesivo transparente, segundo Vinícius, pode até ser mais simples de tirar que o perfurado, caso esteja colado há pelo menos um mês.
Como remover - O Arte-finalista explicou que os adesivos podem ser retirados com água detergente, com álcool e com lâminas finas, como estiletes novos.
“Pode tirar na mão mesmo, mas se deixar resíduo, caso deixe cola no para-brisa, pode tirar com álcool e passar pano limpo, porque ele reage na cola e amolece ela. Além do álcool, o material pode ser retirado com água e detergente. Você também consegue tirar uma lâmina de estilete para poder tirar o resíduo. A cola de uma adesivo transparente, de um material varia, o adesivo branco costuma ser mais forte, mas varia de marca para marca”, finalizou.
Outras técnicas - Além das dicas relatadas, também é possível remover os adesivos com uso de secador de cabelo, Thinner (solvente e removedor). Primeiro, é necessário aquecer o local com o utensílio. O canal do Youtube, Vida Simples Sempre, ensinou como aplicar a técnica. Já o canal, Clube Car, tudo sobre carros, aplicou a técnica explicada por Fernando Andrade e Vinícius Neto.



