ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Segurança de fim de ano terá 1,3 mil policiais no Centro e shoppings

Viviane Oliveira e Flávia Lima | 25/11/2015 11:10
Policiamento na região central e em bairros será reforçado. (Foto: arquivo / Marcos Ermínio)
Policiamento na região central e em bairros será reforçado. (Foto: arquivo / Marcos Ermínio)

A um mês do Natal, a segurança em bairros, shoppings e Centro da Capital será reforçada com 1.316 policiais militares. O anúncio foi feito nesta manhã pelo comandante geral da Polícia Militar, coronel Deusdete Souza Oliveira Filho. Ele disse que vai solicitar reforço ao governador do Estado e espera que o número de policiais chegue a 1.500. O policiamento especial começa no dia 1º de dezembro e vai até 8 de janeiro.

Conforme o comandante, o esquema de policiamento ainda não está fechado e pode sofrer alteração, conforme a demanda que os comerciantes solicitarem. “O objetivo do policiamento será de prevenção a qualquer ação de bandido, principalmente de assaltos”, destaca.

A Polícia Militar pede o apoio da população e dos comerciantes para ajudar na prevenção. Segundo o comandante, 50% dos furtos em vias públicas são cometidos por causa da facilidade que o ladrão tem. Muitas vezes, a vítima está distraída com fone de ouvido escutando música, falando ao celular ou acessando as redes sociais. “São atitudes que facilitam a ação dos bandidos”, alerta Deosdete.

Para alertar a população, a ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) em parceria com a PM, distribuirá panfletos de quatro páginas sobre orientações de como agir durante assalto ou ao presenciar um. As recomendações se estendem também para roubos e furtos em residências, furtos em transportes coletivos e ainda de como portar com crianças durante compras de fim de ano.

O policiamento preventivo vai envolver sete batalhões, segundo o comandante. “Cerca de 200 a 300 mil pessoas circulam por dia na região central e, no final do ano esse número aumenta em mais 50 mil, são visitantes que vem à cidade", comentou Deusdete.

No Centro, os policiais vão estar em duplas a pé nos principais cruzamento da Avenida Afonso Pena, 14 de Julho, 13 de Maio, Ceará com a Mato Grosso, Calógeras, região do Mercadão e camelódromo. Além disso, 22 bases móveis serão distribuídas em 22 pontos.

Os shoppings e os bairros também terão reforço. Deosdete explica, que o policiamento ostensivo e preventivo vem sendo realizado desde o começo do ano. De outubro até agora, 83 mil pessoas foram abordadas em Campo Grande e 1.204 foragidos foram presos. Em todo estado, 20 mil pessoas foram encaminhadas às delegacias.

Horário especiais - Do dia 1º a 5 de dezembro, o comércio vai funcionar das 8h às 19h. Do dia 7 a 12, as lojas vão abrir das 8h às 20h. Do dia 14 a 19, das 8h às 22h e do dia 21 a 23, também das 8h às 22h. Nos domingos de dezembro, (dias 6, 13 e 20), o comércio vai funcionar das 9h às 18h.

Nos siga no Google Notícias