ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, QUARTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Seis anos depois, concurso da Guarda chama 30 para formação

Edital convoca aprovados para curso de 760 horas, etapa classificatória e eliminatória

Por Kamila Alcântara | 19/08/2026 17:48
Seis anos depois, concurso da Guarda chama 30 para formação
Agentes durante treinamento técnico, jurídico e operacional da Guarda Civil Metropolitana (Foto: Divulgação)

Trinta candidatos aprovados no concurso público da GCM (Guarda Civil Metropolitana) de Campo Grande, aberto em 2020, foram convocados para a 6ª etapa do certame, o curso de formação técnico-profissional. A convocação foi publicada nesta quarta-feira (19) no Diário Oficial. Os nomes chamados já passaram pela investigação social e agora precisam fazer a matrícula para seguir no concurso.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Trinta candidatos aprovados no concurso da GCM de Campo Grande foram convocados para o curso de formação técnico-profissional. As matrículas ocorrem entre quinta (20) e sexta-feira (21). A aula inaugural será em 8 de setembro, com 760 horas-aula em período integral. O curso é classificatório e eliminatório, exige 90% de frequência e média mínima de 60 pontos. Os participantes receberão bolsa equivalente a 50% do salário inicial de guarda civil.

Prazo para matrícula começa nesta quinta-feira (20) e termina às 23h59 de sexta-feira (21). Os candidatos devem preencher a ficha de matrícula, reunir os documentos exigidos e encaminhar o material em arquivo PDF para o e-mail informado no edital. Quem perder o prazo será automaticamente eliminado.

Apesar de a nova convocação ocorrer em 2026, o processo seletivo é referente ao concurso Guarda/2020, aberto há seis anos para preenchimento de cargos do quadro permanente da Guarda Civil Metropolitana.

A aula inaugural do curso será realizada no dia 8 de setembro, às 8h, no Teatro do Paço Municipal. A formação terá 760 horas-aula, será desenvolvida em período integral e poderá incluir atividades noturnas, além de aulas aos sábados, domingos e feriados. A frequência mínima obrigatória será de 90%.

Grade inclui conteúdos de legislação, direitos humanos, Lei Maria da Penha, atendimento a situações de violência contra a mulher, defesa pessoal, primeiros socorros, técnicas de abordagem, controle de distúrbios e uso de equipamentos letais e menos letais. Também haverá treinamento prático com arma de fogo.

O curso tem caráter classificatório e eliminatório. Para ser aprovado, o candidato terá de alcançar média final de pelo menos 60 pontos. Nas provas práticas de emprego de equipamentos letais, também será necessário atingir ao menos 60% da pontuação máxima em cada avaliação.

Durante a formação, os convocados terão dedicação exclusiva e receberão bolsa-auxílio correspondente a 50% do vencimento inicial de um guarda civil metropolitano de 3ª classe, letra A, de forma proporcional aos dias de curso. O pagamento não gera vínculo com a administração municipal.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.