ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Sem atingir meta, vacinação contra gripe é prorrogada até 6ª feira

Zana Zaidan | 19/05/2014 13:08

A vacinação contra gripe H1N1 não atingiu a meta prevista para Campo Grande e, pela terceira vez, o calendário de imunização foi prorrogado pela prefeitura até sexta-feira (23).

Conforme o último balanço divulgado hoje (19) pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), 112.442, ou 61% das pessoas do grupo prioritário receberam as doses, mas a meta é chegar a 147 mil (ou 80%).

A prefeitura informa que a vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Inicialmente, a campanha, que começou no dia 22 de abril, terminaria em 9 de maio.

Quem pode tomar - O público alvo da campanha são crianças entre seis meses e cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.

A gerente técnica do Serviço de Imunização da Sesau, Cássia Tiemi Kanoaka, alerta sobre a urgência da imunização do grupo prioritário. “É importante lembrar que a vacina só irá fazer efeito 15 dias após a aplicação e a intenção é que a pessoa já esteja imune ao vírus com a chegada do inverno”, conta. Cássia lembra ainda que a imunização só é contra-indicada para pessoas que tiveram reações alérgicas em doses anteriores ou que tenham alergia a ovos de galinha e seus derivados.

As pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, devem apresentar prescrição médica quando forem se vacinar. Quem já é cadastrado em programas de controle das doenças crônicas do SUS deve se dirigir aos postos em que estão cadastrados para receberem a vacina.

Nos siga no Google Notícias