ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Sem bombas, dispersão do Carnaval na Esplanada foi mais tranquila

Dois tiros de balas de borracha foram disparados, segundo foliões, mas não houve correria

Anahi Zurutuza e Lucas Mamédio | 24/02/2020 07:00
Cavalaria da PM fez a segurança na festa de rua (Foto: Marcos Maluf)
Cavalaria da PM fez a segurança na festa de rua (Foto: Marcos Maluf)

Depois de foliões serem expulsos da região da Esplanada Ferroviária, onde acontece o Carnaval de rua mais tradicional de Campo Grande, com bombas, tiros de bala de borracha e gás de pimenta, a dispersão na madrugada desta segunda-feira (24) aparentemente foi mais tranquila.

Por volta da meia-noite, na Avenida Calógeras com a Antônio Maria Coelho, viaturas e policiais militares em motocicletas avançaram devagar sobre grupo que aos poucos foi deixando o local. Em vídeo gravado no local, é possível ouvir estampido, segundo foliões, foram dois tiros de armamento não letal. Na gravação, também dá para escutar garrafas sendo quebradas, mas não houve correria, pelo menos nos momentos acompanhados pela equipe do Campo Grande News. Veja:

Equipe da Cavalaria da PM e do GPI (Grupo de Pronta Intervenção da Guarda Civil Municipal) dividiam a vigilância da festa. Muita gente optou por ir embora mais cedo, depois de ver ou saber da confusão dia anterior.

O estudante Carlos Augusto, de 21 anos, deixava a Esplanada por volta das 21h30, quando conversou com a reportagem. "Ontem eu vi a confusão que deu. Estava junto com pessoal. Aí agora já estou indo, até para evitar confusão de novo".

O Batalhão de Choque, que normalmente trabalha na dispersão, ainda não se pronunciou e nem divulgou balanço de ocorrências.

Viaturas do Batalhão de Choque avançando sobre grupo; dois tiros de bala de borracha foram disparados, mas não houve correria (Foto: Marcos Maluf)
Viaturas do Batalhão de Choque avançando sobre grupo; dois tiros de bala de borracha foram disparados, mas não houve correria (Foto: Marcos Maluf)
Estudante preferiu ir embora cedo, porque presenciou confusão no dia anterior (Foto: Marcos Maluf)
Estudante preferiu ir embora cedo, porque presenciou confusão no dia anterior (Foto: Marcos Maluf)

Tiro e bomba – Diferente do Carnaval em outras cidades brasileiras, na Vila dos Ferroviários, a festa tem hora para acabar, às 23h. A confusão na primeira noite do Cordão Valu começou por volta da 1h.

Os foliões ocupavam um espaço da Calógeras, entre a Avenida Mato Grosso e a Rua Antônio Maria Coelho, quando foram cercados por policiais militares. Eles jogaram contra os grupos bombas de gás lacrimogênio, spray de pimenta e deram tiros de bala de borracha.

Sob protestos dos foliões, a ação foi filmada e postada nas redes sociais. Escondidas uma grade, pessoas pediam para que a polícia não jogasse bombas. "Não precisa jogar bomba aqui", diz um homem. "Misericórdia senhor", completa a voz de uma mulher. "Tomei um tiro nas costas", conta outro homem. "Todo ano é assim?", questiona um dos foliões.

Segundo o Batalhão de Choque, equipe tentava dispersar os foliões, quando alguns deles teriam arremessado objetos contra os policiais, que revidaram. "Quando as equipes policiais chegaram, diversos indivíduos se aproveitaram do anonimato e começaram a insultar e jogar objetos contra os policiais. Foi dada a ordem de dispersão com o auxílio dos sinais sonoros e luminosos das viaturas, porém foram ignorados", explicou o batalhão, por meio de nota. Três pessoas foram presas. Veja os vídeos da confusão na madrugada anterior:

 

O próprio Batalhão de Choque também fez gravação. Veja:

Nos siga no Google Notícias