A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

21/01/2014 09:12

Sem manutenção, praças de Campo Grande perdem frequentadores

Filipe Prado
Moradores reclamam da degradação das praças, pela falta de manutenção (Foto: Marcos Ermínio)Moradores reclamam da degradação das praças, pela falta de manutenção (Foto: Marcos Ermínio)

Lugar criado para o lazer das famílias campo-grandenses, praças da Capital não tem manutenção regular e frequentadores reclamam de descaso. Os locais sofrem com o matagal alto, lixo e desgaste na estrutura.

Quem mora no bairro São Francisco fica indignado com a situação de duas praças. O comerciante Jarbas Gomes Sandim, 62 anos, contou que o local não tinha manutenção. “Aqui nesta praça, que ninguém nem sabe o nome, o mato estava bem alto, eu não conseguia ver as pessoas que estavam paradas no ponto de ônibus, pois o matagal tinha cerca de 1,5 m”.

Para a Cenira Mendes, 60, a praça deveria ser retirada dali. “Eu acho uma praça sem utilidade, só serve para acumular usuários de drogas. Acho que deveria ser retirado e colocado um estacionamento, pois aqui é uma área comercial”, comenta.

“Demoram demais para limpar. Eu acho que um estacionamento seria essencial”, completou Maria Aparecida Gonçalves Torres, 53.

Os moradores preferiam que a praça fosse transformada em um estacionamento (Foto: Marcos Ermínio)Os moradores preferiam que a praça fosse transformada em um estacionamento (Foto: Marcos Ermínio)

Na Praça Humberto Canale Junior, a situação é a mesma. O mato alto e a falta de manutenção em toda a estrutura deixam os moradores inconformados. “Aqui ta feio, nunca foi mexido. Não tem iluminação, é muito sujo. Os moradores não frequentam mais aqui”, afirma o autônomo Waldenir Ferreira Lima, 65.

O mototaxista Nelson Gonçalves da Silva, 44, lembra que há cerca de 7 anos não reformam a praça. “Foi sempre assim, nós mesmos tentamos cuidar daqui”. Ele relata que a prefeitura chega a vir podar e limpar a praça, mas demoram muito e que não fizeram nenhuma reforma para melhorar a estrutura do local.

“As crianças mesmo assim jogam bola aqui, mas as condições da quadra são ruins”, completou o mototáxista.
Na praça que fica na Vila Palmira a situação é a mesma. O mato e a degradação da estrutura fazem com que moradores não frequentam o local. “Aqui é cheio de mato, muito lixo no chão, além dos usuários de drogas que ficam aqui”, aponta Paula Carolina de Carvalho, 19.

Emily Carpellini, 11, vai a praça para brincar no parquinho, mas não consegue. “A gente não consegue brincar, é ruim. Esses dias uma meninas cortou a perna no escorregador”, conta. A menina ainda observa que há muitas pichações nos brinquedos.

À noite a situação piora. “Ninguém vem aqui a noite, pois fica lotado de moradores de rua e usuários de droga, então ficamos com medo”, frisa Paula Carolina. Ela finaliza dizendo que não há limpeza na praça a cerca de um ano.

O comerciantes Jarbas conta que o mato da praça, que fica em frente ao seu bar, chegou a ter 1,5m (Foto: Marcos Ermínio)O comerciantes Jarbas conta que o mato da praça, que fica em frente ao seu bar, chegou a ter 1,5m (Foto: Marcos Ermínio)
Emilly conta que tenta brincar no parquinho, mas a situação dos brinquedos é ruim (Foto: Marcos Ermínio)Emilly conta que tenta brincar no parquinho, mas a situação dos brinquedos é ruim (Foto: Marcos Ermínio)


Eu e meus Amigos jogamos bola nessa quadra ai, ja tem 5 anos e ela nunca foi arrumada, nos que temos que arrumar os buracos e etc, ta na hora de alguem vim reformar essa lugar
 
Gustavo Luis (Pretoo) em 22/01/2014 23:21:28
Minhas senhoras, povo que não pensa no futuro (nem no presente), a solução não é retirar as praças e fazer estacionamentos. Apontam tanto o dedo pro desmatamento de grandes florestas e áreas verdes, e querem tirar o pouco que falta nas áreas centrais. A solução é o Poder Público se colocar em seu lugar e fazer o trabalho dele. É ignorancia pensar que o melhor é transformar as praças em estacionamentos. E se ele não resolver o problema, que tal parar de reclamar somente? Quando queremos ver a mudança acontecer nós a iniciamos. Não custou nada a um grupo de jovens pegar umas sacolas e tirarem o lixo de uma praça da cidade, que tal fazer o mesmo? Não mata, não machuca, não fere a dignidade, só dá prazer em fazer por você, e por outros, o que pode ser feito.
 
Mayara Soares em 21/01/2014 14:38:18
Pura verdade, a cidade está abandonada, eu resido no Portal do Gramado, ao lado da comunidade Negra Tia Eva, a Av.Erenesto geisel está abandonada, não existe mais calçada, o mato tomou conta, sem contar os terrenos baldios que a prefeitura NÃO notifica os donos pra fazer a limpeza e calçada....Puro abandono!
 
Ana Batistote em 21/01/2014 13:49:48
FALAAAAAAAAAAAAAA JARBASSSS!!!!!!!!!! ESSE E UM MALA SEM ALÇA... A PRAÇA PODE ATE ACABAR MAIS O BUTEKO DO JARBAS NUNKA ACABA!!! ESSE BAR E MAIS ANTIGO DO QUE ANDAR PARA TRAS!!!
 
thiago pereira em 21/01/2014 13:41:51
NO CONJUNTO OSCAR SALAZAR O CAMPO COM PISTA PARA CAMINHADA ESTA UMA VERGONHA... O MATO TOMOU CONTA DO CAMPO E JÁ ESTA INVADINDO A PISTA DE CAMINHADA, O UNICO ESPAÇO QUE AS CRIANÇAS TEM PRA BRINCAR, AINDA MAIS QUE ESTÃO DE FERIAS. FAZ UM ANO QUE O CAMPO FOI ENTREGUE E NUNCA RECEBEU MANUTENÇÃO, NÃO TEM ILUMINAÇÃO PUBLICA E A NOITE SERVE DE PONTO DE CONSUMO DE DROGAS, SEM CONTAR O CEINF QUE DIVIDE O MURO COM A PRAÇA,O MATO TOMOU CONTA DO CEINF TAMBÉM, MAS NÃO É DE HOJE, ATEM MESMO DURANTE AS AULAS JÁ ESTAVA ASSIM, DO POSTO DE SAUDE PODIA VER AS CRIANÇAS BRINCANDO EM MEIO AO MATO ALTO. VOCES PRECISAM VIR FAZER UMA REPORTAGEM EM NOSSO BAIRRO PARA MOSTRAR A SITUAÇÃO DE ABANDONO, COISA NUNCA VISTA ANTES, É VERGONHOSO!!!!!
 
ADRIELE SOUZA NANTES em 21/01/2014 12:51:18
Fico bastante entristecida em ver a situação da praça que é a porta de entrada do conjunto Humberto Canale, onde moro a quase três anos, área central de Campo Grande. Solicitei por duas vezes a reforma dessa praça, mas até agora não obtive resposta. Contudo, continuo acreditando e orando para que prevaleça a boa administração municipal, maior interessada em ver nossa cidade merecidamente linda.
 
Ione Ferreira em 21/01/2014 12:15:58
Bom Só acho que tudo isso que está aparecendo é consequencia de governos anteriores que não fizeram nada pelo lazer, pois o dinheiro que poderia ser empregado nesses locais ou escolas que já faz mais de 10anos que não recebem pinturas, recapiaram AFONSO PENA, obra descenessaria e vergonhosa para população campograndesse.
 
larissa.Silva em 21/01/2014 11:56:33
SE FAZ MAIS DE 7 ANOS !!! POR QUE NAO RECLAMARAM NA EPOCA PRO SR NELSINHO TRAD ???
 
PAULO EDUARDO SANDIM em 21/01/2014 11:52:52
Na Vl. Palmira é uma vergonha, as praças estão tomados por matos e drogados, os brinquedos nem se fala, não tem como sair com nossos filhos, tanto na precariedade quanto com a marginalidade tomada, estão esperando uma criança se ferir gravemente ou ser estuprada. Fora que os terrenos como “a chamada praça” na Av. Aeroporto dentro do Bairro está um lixão que ninguém toma providência. Aquele espaço a anos ia se tornar uma boa praça, já inventaram de tudo, mas nada foi feito, sei que quem joga lixo nas praças são os porcos, mas a prefeitura tinha que fazer alguma coisa, principalmente na segurança; querem mesmo nos tornar prisioneiros que não podemos nem aproveitar o nosso bairro com as crianças. Fora que na praça que tem os aparelhos de ginastica estão sendo destruidos aos poucos.
 
Ly Souza em 21/01/2014 11:44:40
O Povo a grande massa da sociedade não queriam mudança, receberam a mudança que pediram não fazer nada. Durante a campanha de Bernal era fazer mais e melhor mas nunca citava o que era fazer mais então não tem como fazer melhor.
 
Ilisandra dos Santos Queiroz em 21/01/2014 11:19:37
Desconheço MANUTENÇÃO em praças, Parques, Orla e demais locais em Campo Grande. Inclusive, falta também segurança para evitar que vândalos e as pragas do pichadores façam as cacas que fazem, deixando essa poluição visual por todos os lados.
Não entendo porque não colocam a galera da GM(Guarda Municipal), nos locais acima citados. Tenho um grande carinho e respeito, por esses profissionais e gostaria de vê-los na Orla, nas praças,etc.
Sejamos realistas, a falta de manutenção na capital não é de hoje. O problema no momento só piorou.
 
Neyde de Oliveira em 21/01/2014 11:14:43
Resido no conjunto Humberto Canale Junior e posso dizer que ouvi de autoridades a razão do nosso abandono é por não elegermos um representante à camara municipal e como se não bastasse o descaso deles, ainda temos cinco mendigos que dormem a um ano e meio na praça. Pela manhã ou no final da tarde, nós mulheres, temos que tomar muito cuidado ao passar por ali, pois muitas vezes ao atravessar a esquina, eles estão em baixo do toldo de uma loja agropecuária. Luz e limpeza é pouco, pelos transtornos que passamos com estes andarilhos. Muitos alunos matam aulas nesta praça e como hoje quase tudo é contra lei, não sabemos qual atitude tomar em nem um dos casos, pois diz a prefeitura que pode haver ambulantes nas praças, desde que pague pela licença. Então, será que realmente teremos uma praça par
 
PAULINA BARBOSA FERREIRA em 21/01/2014 10:19:19
Parabéns Bernal pela ótima administração.
 
Marcelo Sintra em 21/01/2014 10:09:52
ESTA COMO O PREFEITO GOSTA, SUJEIRA, DESCASO E ABANDONO.... VOCES POVÃO QUE VOTARAM NO BERNAL DEVEM ESTAR SATISFEITO COM A SITUAÇÃO DA CIDADE
 
ely monteiro em 21/01/2014 09:54:28
Campo Grande está abandonada desde que este prefeito assumiu.
Todos nós estamos pagando um preço muito alto por causa dos 270 mil votos.
Não é justo isso.
Quem costuma vir de fora pra passear , como alguns familiares , ficaram de queixo caido, nunca em 20 anos viram a nossa capital tão largada.
 
lizeti aparecida zaninelli em 21/01/2014 09:45:33
Ganhou a eleição no marketing puro para a maioria sem instrução de nossa cidade. A maioria sem cérebro acreditou em tudo que esse cidadão disse... agora estamos essa porcaria!!! Mudar uma cidade que era considerada uma das mais belas do país??? Que BELEEEEZA!!!! Galera, problemas todas as cidades possuem, porém com o tempo serão resolvidos! Este ERA o caso da nossa cidade... eu disse ERA... pq agora, com este senhorzinho aí, estamos sem perspectiva!! VOLTA PRO RÁDIO BERNAL... lá é seu lugar... ao lado dos "INTELIGENTES"!!!!!!!!!!
 
Fabiano Gutierres em 21/01/2014 09:38:49
se fossem só as praças...é porque vcs não viram o descaso no cemitério Santo Amaro pura sujeira e mato...absurdo