ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Sem vaga em escola perto de casa, adolescente não consegue estudar

Irmã assumiu a guarda após morte da mãe e busca transferência para o Portal Caiobá

Aline dos Santos e Idaicy Solano | 08/02/2023 11:09
Lara Marina ainda busca vaga para irmã adolescente após perderem a mãe. (Foto: Idaicy Solano)
Lara Marina ainda busca vaga para irmã adolescente após perderem a mãe. (Foto: Idaicy Solano)

Responsável pela guarda da irmã após a morte da mãe, a dona de casa Lara Marina Rodrigues Arantes, 23 anos, teme que a adolescente fique sem estudar diante da falta de vagas na escola Antônio Lopes Lins, no Portal Caiobá, bairro onde mora.

Lara conta que a irmã e a mãe eram moradoras do São Conrado. Lá, Jamille Altino Rodrigues Monteserrat, 13 anos, estudava no colégio Elia França Cardoso.

“Mas a nossa mãe adoeceu, ficou dois meses internada e morreu. A guarda ficou comigo, mas moro no Portal Caiobá e a outra escola é muito longe, fora de mão”, diz Lara.

Por enquanto,  a adolescente ficou sem estudar. Nesta quarta-feira (dia 8), a Reme (Rede Municipal de Ensino) abriu o ano letivo.

Equipes do Campo Grande News percorreram de escola modelo, caso da Kamé Adania, no Bairro Nascente do Segredo, a local sem energia elétrica, situação encontrada na Escola Professora Ione Catarina Gianotti Igydio, no Jardim Noroeste.

Em Campo Grande, são 205 unidades, sendo 99 colégios e 106 Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil), onde estão matriculados 109 mil estudantes.

A Secretaria Municipal de Educação esclarece que a Escola Municipal Antônio Lopes Lins, localizada no Portal Caiobá, atende alunos do Grupo 4 ao 6º ano. Como informado, Jamille Altino Rodrigues Monteserrat tem 13 anos de idade e portanto, deve estar cursando o 8º ano no ano letivo de 2023, não podendo ser atendida na referida unidade escolar devido a ausência do ano a ser cursado e não por motivos de falta de vagas.

Cumpre esclarecer, que em busca ao banco de dados da Central de Matrículas da Semed, não foi encontrado nenhum registro de solicitação de matrícula em nome de Jamille e que não há lista de espera na Reme para os anos iniciais (1º ao 5º ano) e finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental.

Nos siga no Google Notícias