ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Sem vaga em hospital de MS, bebê com covid será transferida para Ribeirão Preto

Com apenas dois meses, Kallyne Vitória Duarte de Oliveira está entubada no hospital da Unimed, após testar positivo para covid

Alana Portela | 05/02/2021 14:43
Kallyne Vitória Duarte de Oliveira está internada e foi diagnosticada com covid-19. (Foto: Arquivo pessoal)
Kallyne Vitória Duarte de Oliveira está internada e foi diagnosticada com covid-19. (Foto: Arquivo pessoal)

Sem conseguir vaga em hospitais de Mato Grosso do Sul, a pequena Kallyne Vitória Duarte de Oliveira será transferida nesta tarde, para UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal da Unimed de Ribeirão Preto – SP. A bebê que nasceu com Síndorme Down e testou positivo para covid-19, está sendo preparada para enfrentar os 798 quilômetros dentro de uma ambulância.

“A gente correu atrás de um local para ela e o plano conseguiu encontrar uma vaga em Ribeirão Petro. Vai ser levada agora a tarde. Minha esposa vai junto, e eu vou em seguida”, diz Bruno Machado de Olveira, de 31 anos.

Apesar das crianças serem menos afetadas pela covid, a Síndrome de Down as deixa especialmente vulneráveis.O agravante são disfunção imunológica, insuficiência cardíaca congênita e patologia pulmonar, normalmente ocasionados pela síndrome.

Aliviado, agora o pai está na correria para organizar os documentos e as malas para poder viajar e encontrar a família na outra cidade. “Tenho um filho de 8 anos, vou resolver com quem ele vai ficar, agilizar as coisas e ir. Não temos família por lá, mas conseguimos um hotel”.

Depois de muito desespero e agonia, Bruno finalmente respira mais tranquilo. “Estou aliviado, agradeço a todas as pessoas que estão nos ajudando porque é muito triste a saúde para pessoas com Down aqui no Estado, muito precária, tanto que ela só conseguiu vaga em São Paulo”, declara.

O pai comenta que desde o nascimento, a pequena Kallyne Vitória tem lutado pela vida. “Nasceu e foi para UTI neonatal, teve problemas na faringe”. Há uma semana, a bebê está internada no hospital da Unimed de Campo Grande. Ontem (4), foi diagnosticada com covid e precisou ser entubada.

O quadro de saúde é grave. À reportagem, o pai informou que o pulmão da filha está muito comprometido. “Nessa madrugada tivemos algumas intercorrências, mas os médicos conseguiram controlar a situação. Não teve melhoras, mas também não agravou mais”.

Mato Grosso do Sul registrou 986 (0,6%) casos de covid-19 em crianças com menos de um ano de idade. Entre 1 e 9 anos foram 4.775 (2,9%) casos confirmados e quatro óbitos.O Estado só tem 12 vagas de UTis para crianças.

Nos siga no Google Notícias