A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

21/08/2014 12:15

Semana da pessoa com deficiência começa com palestras e distribuição de flores

Aliny Mary Dias
Palestras foram ministradas durante a manhã desta quinta-feira (Foto: Simão Nogueira)Palestras foram ministradas durante a manhã desta quinta-feira (Foto: Simão Nogueira)

Começa hoje (21) e vai até a próxima terça-feira (26) a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Em Campo Grande, a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) deu início à comemoração com palestras voltadas para pais e alunos da instituição.

Diretora da Apae de Campo Grande, Zuleide Borges explica que as atividades promovidas durante a semana têm como objetivo levar para a sociedade informações sobre os direitos de quem tem algum tipo de deficiência.

“Nós queremos mostrar que todos têm condições de desenvolver qualquer função no mercado de trabalho por exemplo e também lutar contra o preconceito”, diz.

Na sede da Apae, no bairro Universitário, a semana começou com palestres que contaram com profissionais da associação e da sociedade civil. A próxima atividade será a distribuição de ikebanas, flores orientais, em dois shoppings da Capital.

Diretora da Apae diz que preconceito tem diminuído (Foto: Marcos Ermínio)Diretora da Apae diz que preconceito tem diminuído (Foto: Marcos Ermínio)

Os alunos da Apae irão nesta sexta-feira (22) até o Shopping Norte Sul Plaza e o Shopping Campo Grande e farão a distribuição das plantas. “Os shoppings têm grande concentração de pessoas e lá os alunos poderão conversar com todos”, diz.

Sobre o preconceito ainda enfrentado pelas pessoas com deficiência, o psicólogo Bruno Rodrigues, que trabalha há quatro anos na associação, explica que nos últimos anos os obstáculos vem sendo superados, mas ainda há muito o que avançar. “Nós fizemos uma sensibilização que têm surtido efeito e as pessoas estão diminuindo o preconceito”.

Durante toda a semana estão programadas apresentações artísticas, palestras, exposição de trabalhos, caminhada e até evento em boate.

O encerramento da semana será durante o desfile cívico em comemoração ao 115º aniversário de Campo Grande. Alunos da Apae, pais e professores participação da caminhada na Aveninda 14 de Julho.

Confundido com ladrão, homem causa acidente e acaba agredido
Flávio Guimarães Fernandes, 39 anos, foi confundido com ladrão e agredido por moradores após se envolver em acidente. O caso aconteceu na madrugada d...
Sesau e SES recolhem quase 10 toneladas de lixo no Jardim Noroeste
A ação de recolhimento de lixo realizada em casas e terrenos baldios no Jardim Noroeste - bairro localizado na regiões leste de Campo Grande - somou ...
Apae recebe doação de brinquedos da campanha Compartilhe o Natal
Foi iniciado nesta segunda-feira (11) a entrega de brinquedos arrecadados na campanha "Compartilhe o Natal", realizado pelo Ministério Público Estadu...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions