A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 21 de Janeiro de 2018

21/10/2013 08:56

Semana decisiva para preparar o "espírito" para as provas do Enem

Filipe Prado
Alunos se preparam para o Enem participando de cursinhos (Foto: Marcos Ermínio)Alunos se preparam para o Enem participando de cursinhos (Foto: Marcos Ermínio)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 acontece no sábado (26) e domingo (27). São 7,173 milhões inscritos no Brasil e 150.551 no Mato Grosso do Sul. Além de servir de parâmetro para avaliar a qualidade do ensino médio, o exame também é a porta de entrada para muitas universidades.

Com isso, a “pressão” é muito maior, porque muitos estudantes precisam da nota obtida no exame para ingressar nas faculdades que aderiram ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). E estão correndo atrás da tão sonhada vaga na universidade.

Matheus Bento, 17 anos, é um dos alunos que estão se preparando para a universidade. O sonho dele é cursar medicina. Está é a segunda vez que ele faz a prova, e já estuda desde o começo do ano. “Nos primeiros meses do ano eu já comecei a estudar, a revisar todas as matérias, além de fazer o cursinho. Agora que está próximo da data, eu pego mais pesado nos exercícios”.

Matheus comenta que a prova em si não é difícil, mas o emocional conta muito. “O Enem é uma caixinha de surpresas, a prova não é difícil, porém ela cansa muito, principalmente o lado emocional”. Ele também explica que a prova acaba dificultando por conta da contextualização dos enunciados.

Isabela Marques, 14, está se preparando para a sua primeira prova. Ela também quer prestar para medicina, por isso desde já se prepara. “Eu estou no primeiro 1º do ensino médio e desde maio faço o cursinho para o Enem. Eu quero saber como é a prova, para depois me focar mais no outro ano”.

O professor Henrique fala que a o aluno deve conhecer um pouco de tudo para fazer a prova (Foto: Marcos Ermínio)O professor Henrique fala que a o aluno deve conhecer um pouco de tudo para fazer a prova (Foto: Marcos Ermínio)
Desde Maio Isabela já se prepara para o exame (Foto; Marcos Ermínio)Desde Maio Isabela já se prepara para o exame (Foto; Marcos Ermínio)

Dicas - O coordenador e professor de Geografia e Atualidades do Cursinho Morenão, Henrique Esquivel, explica que este ano há muitas possibilidades de temas para a redação. “O papa, o código florestal, o oriente médio, há vários temas possíveis para a redação deste ano, então o aluno deve se preparar bem”.

Ele também explica que as provas do Enem são contextualizadas, ou seja, o aluno tem que conhecer um pouco de cada matéria para poder se sair bem no exame. “O aluno lê a questão e, muitas vezes, não consegue decifrar qual é a área. Como as perguntas são interdisciplinares, o aluno tem que conhecer um pouco de tudo, para poder resolver parte da prova”.

Matheus quer concorrer para uma vaga no curso de medicina (Foto: Marcos Ermínio)Matheus quer concorrer para uma vaga no curso de medicina (Foto: Marcos Ermínio)

Os alunos devem estar preparados para o dia da prova. Não deixar para estudar muito perto do dia do Enem, mas Henrique ainda dá dicas para os alunos que ainda não começaram a se preparar. “Quem está preparado, fica tranquilo, mas quem não se preparou, agora já vai ficar complica. O que ele pode fazer é ir a bancas e comprar livros sobre atualidades, uma dica é comprar almanaques. É uma forma de conseguir acompanhar”, comenta.

Segundo o professor, é necessário dormir cedo no dia anterior à prova, evitar as baladas, as saídas com os amigos, “também ficar ligado no horário de verão, para que o aluno não perca o horário da prova”. Ele também comenta que é sempre bom levar uma garrafa com água e também uma bala ou algo que possa tirar a tensão do dia da prova.

No site do Enem (http://enem.inep.gov.br/) há também algumas dicas para quem quer ir bem nas provas. Como levar caneta esferográfica preta, de material transparente. Outras materiais, como lápis, borracha e lapiseira, deverão ser colocados na embalagem “porta-objetos” entregue no dia.

O aluno também deve ficar atento os motivos de eliminação do exame. Como a consulta ou comunicação com algum outro participante, utilizar dispositivos eletrônicos, utilizar óculos escuros, boné, chapéu, gorro, deixar a sala antes do tempo mínimo de duração de prova, entre outras.

O Guia do Participante - A redação no Enem 2013 já está disponível no site do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa (Inep), também dando dicas sobre o que esperar da redação e o que os avaliadores esperam dos participantes. Além de mostrar como é feita a metodologia de correção das provas.

A partir de 2014, Enem será elaborado em local com segurança reforçada
A partir de 2014, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão elaboradas em um local com segurança reforçada. O espaço terá acesso restr...
Menor que passou no Enem ganha na Justiça direito de entrar na universidade
Uma jovem de 17 anos ganhou na Justiça o direito de entrar na universidade antes de concluir o Ensino Médio. Ela realizou o Enem (Exame Nacional do E...
Ministro anuncia maior oferta no ensino tecnológico para quem fizer Enem
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse hoje (1°) que vai lançar um programa para ampliar a oferta de ensino tecnológico profissionalizante...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions