ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Servidor tenta voltar de Natal com a família, mas empresa já cancelou 3 voos

Roberto viajou com 5 pessoas da família para o Rio Grande do Norte e agora terá de esperar mais 2 dias com conexão em São Paulo

Izabela Sanchez | 26/03/2020 10:52
De máscara e de pé no Aeroporto de Natal (RN), Roberto aguarda definição sobre a tão esperada volta a Campo Grande (Foto: Divulgação)
De máscara e de pé no Aeroporto de Natal (RN), Roberto aguarda definição sobre a tão esperada volta a Campo Grande (Foto: Divulgação)


Roberto Ricardo Machado Gonçalves, 61, tenta voltar do Rio Grande do Norte para casa, em Campo Grande, há 4 dias. Com passagem marcada para segunda-feira (23), ele e mais 5 pessoas da família já passaram por três cancelamentos de voos e foram remanejados para esta quinta-feira (26), mas ainda vivem incerteza em meio à pandemia de coronavírus.

Pelas imagens que enviou ao Campo Grande News, o Aeroporto de Natal, onde ele está a deriva com a família, está cheio e quase não se vê uso de máscaras entre quem espera voos, conforme relatou Roberto, que trabalha como servidor do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) em Campo Grande.

Entre as pessoas da família, há uma criança de 3 anos, neto de Roberto. De segunda-feira (23), a companhia aérea Latam jogou os 6 para um voo que sai de Natal nesta quinta-feira (26), após três cancelamentos. Além do transtorno, há mais um problema: o voo desta quinta é apenas uma conexão.

O voo reagendado para a família pela Latam sai em direção ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, às 18h30 desta quinta, mas a família só vai sair da Capital paulista com destino a Campo Grande no sábado (28) às 10h30, conforme explicou Roberto. O voo de volta, além disso, sai de Aeroporto diverso, em Congonhas.

Apesar da peregrinação que ainda inclui como um dos destinos a Capital do contágio de coronavírus no Brasil, o servidor está na torcida para que a empresa não cancele novamente. “Estamos tentando ver se antecipa para às 11h”, disse Roberto. “Eles não dão explicação, simplesmente mandam email sem explicar a razão”, explica o servidor.

Aeroporto de Natal no Rio Grande do Norte (Foto: Divulgação)
Aeroporto de Natal no Rio Grande do Norte (Foto: Divulgação)

Além disso, o destino de férias da família que saiu de Campo Grande no dia 13 era a Praia de Barra do Tabatinga, que fica a 36 km de Natal. Depois de tentar resolver diversas vezes por telefone, Roberto decidiu levar a família até o Aeroporto de Natal nesta quinta-feira.

“Eu já sou acima de 60. Já era para estar em casa de resguardo desde segunda”, comenta ele, e adiciona que no Aeroporto onde está tem visto apenas pessoas com aparência de idade entre “30 e 40” anos, fora do grupo de risco da doença causada pelo novo coronavírus, a Covid-19.

Procurada por meio da assessoria de imprensa, a Latam respondeu que lida com “cenário de redução de malha geral em todo o país em função desta crise sem precedentes”.

Espera inclui 6 pessoas da mesa família, entre elas criança de 3 anos (Foto: Divulgação)
Espera inclui 6 pessoas da mesa família, entre elas criança de 3 anos (Foto: Divulgação)

Segundo a empresa, que continua a operar, os voos nacionais estão reduzidos em 40%. “Estamos trabalhando para atender e dar apoio a todos os clientes da melhor forma mediante a este cenário. Neste momento, a LATAM continua operando seus voos no Brasil de forma reduzida”.

“Conforme anunciado em 16 de março, o Grupo LATAM Airlines já reduziu 90% de todas as suas operações internacionais e 40% de todas as operações domésticas do Grupo no Brasil, Chile, Argentina, Peru, Colômbia e Equador.  A LATAM não está medindo esforços para apoiar os passageiros impactados por esta situação”, diz a nota.

A empresa orienta que os clientes consultem o estado do voo diretamente no site: https://www.latam.com/pt_br/apps/personas/flightstatus .

Aeroporto de Campo Grande – Após discussões do executivo de Campo Grande sobre fechar ou não o Aeroporto Internacional de Campo Grande, a decisão de mantê-lo aberto continua. Nesta quinta-feira, conforme o site da Infraero, há 7 voos domésticos agendados para chegar na cidade, mas 5 deles foram cancelados, incluindo um voo da Latam que chegaria de São Paulo às 22h.

Estão mantidos para chegarem ao Aeroporto de Campo Grande apenas 2 voos de Campinas (SP) e de São Paulo. Já entre as partidas – que saem de Capital de MS para outros destinos no país – há 8 voos programados, 1 já encerrado, 5 cancelados e apenas 2 previstos, com direção a Campinas e São Paulo.

Nos siga no Google Notícias