ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Servidores do MPF paralisam atividades em Campo Grande

Ricardo Campos Jr. | 09/02/2015 13:45
Servidores do MPF cruzam os braços nesta segunda-feira (Foto: Ricardo Campos Jr.)
Servidores do MPF cruzam os braços nesta segunda-feira (Foto: Ricardo Campos Jr.)

Com faixas, cartazes e narizes de palhaço, cerca de 40 servidores da Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul paralisam as atividades nesta segunda-feira (9) e fizeram um movimento em frente à sede do órgão, na avenida Afonso Pena, em apoio a uma mobilização nacional da categoria pela recomposição inflacionária dos salários, que segundo eles está defasada há nove anos.

Assembleia durante a tarde irá definir os rumos do movimento no estado. Além da procuradoria, também participam integrantes do MPT (Ministério Público do Trabalho) e MPM (Ministério Público Militar), que também estão envolvidos com a causa.

No interior do estado, até o momento apenas a PRM (Procuradoria da República no Município) de Três Lagoas já se manifestou favorável e entrou em paralisação. Na PRM de Dourados, os servidores se reúnem ainda hoje para definir se também irão suspender as atividades.

“Aqui é a primeira vez que se realiza um movimento como esse e estão todos muito reticentes. No Brasil, 92 unidades do MPF em 14 estados e no Distrito Federal estão parados”, disse ao Campo Grande News Renata Celente, analista processual e porta-voz do movimento em Campo Grande.

Segundo ela, não há representante local do sindicato nacional que defende a categoria e está à frente das negociações com a PGR (Procuradoria-Geral da República) em Brasília. O que causa indignação, segundo Renata, é que os procuradores recentemente conseguiram reajuste salarial, mas os demais servidores do órgão não. O aumento é até colocado na mesma pauta, mas vem sendo retirado e por isso há essa defasagem. “Estamos desamparados”, diz.

Cálculo feito pela coordenação nacional do movimento, conforme a porta-voz, aponta que para recuperar a perda gerada pela inflação aliada à falta de reajuste corretivo representa mais de 50% que a categoria ganha atualmente.

Existem ainda outras reivindicações, como redução da carga horária de oito para seis horas, aumento do auxílio creche e alimentação e enquadramento para servidores em fim de carreira no plano de cargos da instituição. “A nossa chefia aqui se mostrou simpática ao movimento. Parando o MPF, para a Justiça Federal. Os serviços essenciais estão sendo mantidos para não prejudicar a população”, afirma.

Nos siga no Google Notícias