ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Sesau recebe alunos de universidade com projeto de prevenção a DST e Aids

Alan Diógenes | 21/02/2015 21:41

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), por meio do Programa Municipal de DST/HIV/AIDS, recebe os estudantes da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) com o Túnel das Sensações, uma ferramenta de trabalho do projeto Saúde e prevenção nas escolas, desenvolvido pelo Ministério da Saúde e coordenado pela Sesau em parceria com o grupo de Extensão Universitária da UFMS. A recepção de volta às aulas acontece na segunda-feira (23), das 8h às 11h30, no corretor do Cento de Ciências Biológicas e da Saúde, na Universidade.

“A ação tem como objetivo conscientizar os jovens quanto ao uso do preservativo e dos riscos das DST”, explica a coordenadora do Programa Municipal de DST/HIV/AIDS, Luciana Caetano Rocha. A mobilização no local inclui ações de prevenção, promoção e atenção à saúde sexual, prevenção à gravidez indesejada e DST.

Luciana explica que o foco da atividade é para os jovens de 10 a 24 anos, em um exercício de caráter dinâmico, sensitivo e lúdico, o que permite o acesso dos jovens à informações adequadas quanto ao uso do preservativo. “Em 2014, foram 237 pessoas atendidas pela rede pública diagnosticadas com o vírus HIV/Aids. Essa abordagem é fundamental para que o nosso trabalho, enquanto programa de prevenção, freie o avanço de casos de transmissão não só da Aids, mas também de outras DSTs em jovens de 13 a 24 anos, que foram destaque em aumento no número de infectados nos últimos anos”, diz Luciana.

O túnel - A participação dos jovens no Túnel das Sensações é dividida em quatro etapas: na inicial ocorre à recepção do participante e a percepção da transmissão das DST, etapa onde o participante é vendado; no segundo momento ocorre a sensibilização onde a pessoa vendada tem uma camisinha colocada no braço e deve descrever as sensações percebidas; já o terceiro momento é a avaliação sobre seus conhecimentos quanto ao cuidado do preservativo e verificação da colocação correta do preservativo masculino; e, por fim, a última etapa é uma conversa paritária onde são esclarecidos os sinais, sintomas, cuidados e o tratamento das DST.

O Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) é uma das ações do Programa Saúde na Escola (PSE), que tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.

A proposta do projeto é realizar ações de promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva de adolescentes e jovens, articulando os setores de saúde e de educação. Com isso, espera-se contribuir para a redução da infecção pelo HIV/DST e dos índices de evasão escolar causada pela gravidez na adolescência (ou juvenil), na população de 10 a 24 anos.

Esse projeto, alicerçado em uma demanda da população, foi implantado nos 26 estados do Brasil, no Distrito Federal e em aproximadamente 600 municípios.

Nos siga no Google Notícias