ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Setor de radioterapia do HU deve ser reativado ainda neste semestre

Flávia Lima | 14/02/2016 21:01

Fechado desde 2012, o setor de oncologia do Hospital Maria Aparecida Pedrossian (Humap) voltará a funcionar em breve.

Para que o serviço volte a funcionar, a Comissão Nacional de Energia Nuclear irá realizar visita técnica, ainda este mês, para avaliação. A Vigilância Sanitária emitirá autorização após o parecer do CNEN. O Humap protocolou pedido de autorização junto ao órgão fiscalizador no dia 27 de novembro.

Para reabrir o setor, o hospital convocou os concursados da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e a compra de medicamentos para o setor. “Estamos empenhando todos os esforços para reabrir a radioterapia o mais breve possível. Será um benefício a mais para a população do Estado”, disse o superintendente do Humap, Cláudio Wanderley Luz Saab. 

Atualmente, a instituição conta com profissionais de cancerologia nas especialidades cirúrgica, clínica e pediátrica. Uma nova vaga para profissional de cancerologia clínica consta no edital do novo concurso da Ebserh. Ao todo, serão quatro médicos oncologistas a atuar na área.

O primeiro serviço a ser liberado será para tratamento de radioterapia superficial a pacientes de pele, utilizando o equipamento de Ortovoltagem. Já para o tratamento de demais casos de câncer em que é necessário a utilização do acelerador linear, o hospital mantém conversas com o Ministério da Saúde para a liberação do aparelho.

Nos siga no Google Notícias