A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

24/01/2011 15:59

Apenas 14% dos imóveis tiveram reajuste maior de IPTU, por conta de melhorias

Paulo Fernandes e Ana Maria

Quem discordar do aumento pode ligar para o Disque IPTU.

Secretário Paulo Nahas diz que melhorias explicam reajuste maior(Planejamento, Finanças e Controle(foto: João Garrigó/arquivo)Secretário Paulo Nahas diz que melhorias explicam reajuste maior(Planejamento, Finanças e Controle(foto: João Garrigó/arquivo)

O secretário Paulo Nahas (Planejamento, Finanças e Controle) afirmou, nesta segunda-feira, que os imóveis que tiveram realinhamento de IPTU em Campo Grande acima dos índices IPCA-E e Sinap - de 4,57% e 8,43%, foram porque receberam melhorias, no prédio ou na região em que estão localizados.

Esses imóveis passaram a ter asfalto, rede de esgoto e de energia elétrica ou aumento da área construída. As melhorias foram descobertas em vistorias feitas pela Prefeitura. “Vistoriamos neste ano mais de 80 mil imóveis”, informou.

Para 86% dos imóveis, o realinhamento no valor do IPTU foi em média de 6,5%, dentro dos dois índices econômicos. “Os outros 14% estão fora desses números. Por quê? Porque existem alguns fatores que alteram o valor do IPTU”, explicou o secretário.

Quem achar que houve algum erro no cálculo do imposto pode ligar para o Disque IPTU, telefone 156.

Ainda conforme o secretário, neste ano a prefeitura recebeu apenas 1/3 das reclamações (cerca de 500) em relação ao ano passado, quando foram registradas 1.400.

Um dos casos de reclamação é o de Benedito Nogueira, de 61 anos, que recebeu a cobrança de IPTU pela segunda vez em 20 anos.

Ele mora no Parque dos Laranjais II, em um lugar que não recebeu melhorias. Lá não há saneamento básico, escola, creche, posto de saúde ou linha de ônibus.

O secretário Paulo Nahas prometeu cuidar pessoalmente o caso de Benedito, pois, segundo o secretário, trata-se de um problema específico que deve estar ligado a alguma questão ou problema técnico.

Segundo Nahas, existem duas categorias que não pagam IPTU: aposentados e pensionistas que recebem até dois salários mínimos e os que possuem imóvel até categoria média.

 Apenas 14% dos imóveis tiveram reajuste maior de IPTU, por conta de melhorias


Srº secretario como o senhor vai na imprensa e fala este absurdo, que o aumento foi só de 14%, pois eu recebi o carne do IPTU COM um aumento de 287% moro na coophabralho na rua tiruana onde so da inundação com qualquer chuva, so fiz uma pintura na minha casa e coloquei piso na varanda e um portão novo , mais não auementei nenhum metro quadrado,disse que houve uma fiscalização na minha casa dia 11/12/2010 , mas eu não estava presente e foi feito a rivelia pois o fiscal mudou o forro da minha casa que sempre foi de madeira e PVC ele colocou uma laje ,minha esquadria é melalão ele colocou de ALUMINIO um absurdo o telhado sempre foi de ETERNIT ele colocou TELHADO ESPECIAL , gostaria do SRº secretário capacitasse mais seus fiscais pois não conhecem mem metalão uma esquadria de ALUMÍNIO é muito cara, o ano de 2010 meu imóvel foi avaliado em R§ 45.700,00 E ESTE ANO 2011 , foi avaliado em 168.400,00 ganhei uma mansão, sou um morador da vila a 30 anos sempre paguei meus imposto em dias mais agora vou virar um inadiplente e esperar pela proxima anistia quando a VICE GOVERNADORA SIMONE TEBET,ganhar esta prefeitura ai sim seremos feliz em nossa Campo Grande, porque o prefeito que esta aí já foi bom...
 
ANTONIO ARAUJO em 25/01/2011 09:09:20
Obrigado Sr. Prefeito
Nem um campograndense merece morar melhor, segundo o Sr.
Este seu secretário nao manja muito de matemática né mesmo.
Acredito, que continuando assim serei inquilino do meu próprio imóvel
pois se dividir o valor, é quase um aluguel.
...AAA, o meu aumento de 6 à 16 % foi de 68%. Valeu, to te adorando.
Até as proximas eleiçoes.
 
Jalmir Douglas em 25/01/2011 08:49:03
EU NÃO VOTEI NO NELSINHO E AGORA QUE NÃO VOTARIA MESMO, É IMPRESSIONANTE COMO ELE CONSEGUE SUBIR OS TRIBUTOS DA CIDADE INTEIRA E NÃO MELHORAR NADA.
 
MOARCIR CAFARO em 25/01/2011 08:46:44
E MAIS, MESMO SE CONSTRUISSEM UM SHOPPING, UM SUPERMERCADO, 10 PRAÇAS, CICLOVIAS, ASFALTO IMPORTADO DA ALEMANHA, NEM COM TUDO ISSO JUSTIFICARIA O AUMENTO QUE TIVE EM MEU IPTU.
 
MOARCIR CAFARO em 25/01/2011 08:43:00
ENGRAÇADO, TODO MUNDO COM QUEM CONVERSO TEVE MAIS DE 100% DE AUMENTO, O MEU IPTU TEVE UM AUMENTO DE 120%, NÃO VI NENHUMA MELHORIA EM MEU BAIRRO, SE QUISEREM MANDO FOTOS DAS PRAÇAS VELHAS E DESTRUIDAS QUE TEM AO REDOR DE MINHA CASA, NADA DE NOVO FOI ASFALTADO, O ASFALTO QUE TEM NO BAIRRO JÁ EXISTE HÁ MUITOS E MUITOS E MUITOS ANOS, A UNICA COISA QUE MUDOU FOI A SEGURANÇA QUE PIOROU, NESSE ANGÚ TEM CAROÇO, VOU LIGAR NO 156 E SE CONSEGUIR FALAR COM ALGUEM RELATAREI MINHA CONVERSA AQUI NO SITE.
 
MOACIR CAFARO em 25/01/2011 08:41:05
Não Justifica um aumento absurdo deste pois as melhorias foram verba Federal melhorias da Prefeitura só tapa buraco assim mesmo muito mal feito limpeza? A cidade está no meio do lixo e do mato.
Pessoal vem novas eleições saibam em quem votar. Esta turminha tem que sumir do senário político.
 
José Ferreira Rosa em 25/01/2011 08:35:30
Se a população toda se unisse para fazer um protesto ou um abaixo assinado o Sr.Prefeito e seus auxiliares teriam q/ voltar atrás deste aumento absurdo. A população tem q/se mobilizar e pressionar. Pelo número de comentários há muita gente insatisfeita nós sabemos q ligar no 156 não resolverá nada.
 
Romildo Fagundes em 25/01/2011 08:35:12
É ISSO AI!!! MEU POVO!!!!!
CONTINUEM VOTANDO ERRADO!!!!!
DEPOIS NÃO RECLAMEM QUE ESTÃO SENDO ROUBADOS!!!!

VERGONHA!!!!!!!
 
JAIME FERNANDES JÚNIOR em 25/01/2011 07:56:12
É certo afirmar que a prefeitura não levou em consideração a questão socio-econômica do contribuinte, mas o senso foi realizado sim. Embora muitas pessoas não concordem com o valor exorbitante estamos passando por um fomento imobiliário que pode acabar como a crise dos Estados Unidos, terrenos que antes vendiam por 20 mil reais, hoje com a facilidade para construir e vender estão na casa dos 80 mil, quer dizer que o proprietário quer a valorização do seu imóvel e não quer pagar por isso?, realmente campo grande é uma ótima cidade para se viver, a insfraestrutura urbanística é excelente´. Acredito que a oposição está querendo criar confusão para tumultuar. Mesmo porque não vi reclamação em se tratando do seguro obrigatório de veículos principalmente moto que subiu exorbitantemente. A cidade inteira está no processo de verticalização, temos obras por todo lado, está crescendo muito e ficando a cada dia mais bonita, tenho orgulho de viver em Campo Grande. Ninguém reclama da supervalorização dos imóveis que tiveram mais de 450% em alguns bairros como o rita vieira.
 
nivaldo oliveira em 25/01/2011 07:47:52
esse esta sendo um dos piores prefeitos que campo grande ja teve. votei nele e nunca mais voto. a cidade esta uma calamidade publica, cheia de burracos, matos, posto sem medicos. e um vergonha esse prefeito.
 
luiz silva em 25/01/2011 07:26:32
Complementando o título acima, os 86% por cento dos imóveis - demais restantes - tiveram reajuste porque? Por causa das chuvas? ou é para pagar propaganda na TV sobre o IPTU, viram quanta gente envolvida? tomara que a participação delas tenha sido gratuita, verdadeiro gesto de civismo, porque até agora não vi ninguem declarar o valor pago com a propaganda, e o pior, moro na região da coophatrabalho onde o único "beneficio que tivemos, foi a abertura de um lotemaneto paralelo, onde com a abertura das ruas, desce muita água para vila, trazndo lixo, restos de animais mortos e muita pedra, e até inundações agora temos...pois é...
 
anderson roque em 24/01/2011 11:29:10
Se todos, que tiveram aumento do IPTU acima da inflação, reclamarem oficialmente poderemos mostrar o tanto que o prefeito, seu secretário e os vereadores mentem. Em meu grupo de relacionamento todos tiveram aumento acima da inflação. Começa com 26% e vai até 110 % de aumento.
A verdade é : Votei no PMDB e tomei no IPTU. Vou vingar ...no voto Sr. Nelsontaxa
 
lincoln c curado em 24/01/2011 10:55:42
Que melhoria justifica um aumento de 46%? Não tivemos uma melhoria sequer no bairro onde moro e gostaria de saber como chegaram a esse cálculo, se também não fiz um metro a mais de construção ou benfeitoria em meu imóvel.
Não somos idiotas senhores, deixe chegar a próxima eleição e daremos nossa resposta.
Telma Silveira
 
telma silveira em 24/01/2011 10:19:28
Nobre secretário o que o Sr diz em sua entrevista é uma inverdade, a minha casa sofreu um reajuste de 47% e a empresa onde trabalo recebeu um aumento de 35,85%, conheço inúmeras pessoas que tiveram seus imóveis reajustados e nem sequer tiveram melhorias e digo mais parece que não podemos melhorar o imóvel que moramos pois somos penalizados que critério é esse ???? População precisamos nos unir, cade nossos vereadores é o que digo reeleição nem de síndico presta.
 
Alcione Azevedo em 24/01/2011 09:44:27
Moro a mais de 30 anos no mesmo bairro. Enfrentei poeira e barro, depois de muitos anos veio o asfalto que eu tive que pagar por ele. Na época haviam os trilhos da Noroeste que era um matagal e dificilmente ganhava uma limpeza sem falar do barulho dos trens. Agora fizeram uma obra mal acabada e que já está uma sujeira pois a prefeitura não limpa. O prefeito alega que por conta da obra o IPTU tem que subir 50%. Se não posso pagar deverei mudar para um bairro distante sem infraestrutura ou mudar de cidade?
 
joaquim cruz em 24/01/2011 09:24:50
Parabéns prefeito, onde quer que esteja, pois acho que não está em Campo Grande, a capital está abandonada, matos nas praças, buracos nas ruas centrais (bairro não conta já é praxe), sujeira nas calçadas e ruas, na Norte-Sul o assunto é outro faz tempo que ninguém mexe a não ser a chuva que está ampliando o leito do córrego. Daqui uns dias o guanandizão será uma ilha.
 
Rubens Riveiros em 24/01/2011 09:16:10
O mais interessante de tudo isto é que os nossos representantes, os veredores, aprovaram este aumento. Na realidade não sabem nem o que estão votando. O aumento foi abusivo e não adianta o Secretário falar que foram só 14% que teve aumento significativo. O aumento foi na cidade inteira e mais uma vez azar é do povo, porque não adianta reclamar. Infelizmente não temos a quem recorrer, só temos que agentar este blablabla.
 
Carlos Eduardo em 24/01/2011 08:54:02
Acho que o senhor prefeito deveria pensar que o salário pago pelo o governo é muito pouco, ficando assim dificil de pagar o Iptu tão caro que é o de Campo Grande, o aumento é fora da realidade para nós, depois que o Sr. Prefeito Nelsinho assumiu a prefeito tudo aumento, tanto iptu como outros impostos, é uma vergonha esse aumento, se depender de min ele não ganha mais para nenhum cargo político, a prefeitura virou uma maquina de arrecada dinheiro.
 
Marcio Gomes em 24/01/2011 08:45:51
as estatisticas do secretário estão invertidas: só 14% dos imóveis é que tiveram aumento dentro da faixa de 6% a 16%, tennho varios imóveis que observo em varios bairros , todos com no mínimo 40% de aumento..... vai ver que todos eles foram aumentados em suas áreas e todos os bairros que eles se encontram foram melhorados......... acreditem que quiser e continuem votando nessa laia de ¨taxeiros¨. que ainda vão rescussitar a lei do poste..........
 
nereu alamini em 24/01/2011 08:35:50
Acredite que quiser!!!! Os governantes já usam desse tipo de expediente há muito tempo. Aumentam o valor dos impostos e destorcem os argumentos para justificar a ação confiantes de que poucos irão reclamar. E dos que reclamam pouca coisa muda, pois administrativamente eles não vão reconher o abuso, de modo que sobraria apenas a via judicial. Aliás, via judicial não, via crucis, pois sabe-lá quando se terá uma resposta efetiva da justiça!!!!!
 
Hélio Santos em 24/01/2011 08:28:20
Realmente é um abuso do poder público aumentar cada vez mais os impostos. A população não aguenta mais sustentar a máquina do governo com os impostos pagos. Pagamos IPTU, um absurdo as taxas cobradas, e além disso, temos que pagar a taxa de iluminação pública e taxa de esgoto, taxa de asfalto e assim vai...e ainda vem o secretário declarar que o aumento foi por causa das benfeitorias realizadas nas regiões...é uma piada mesmo!!!!!
 
Maria Cunha em 24/01/2011 07:40:22
vamos pra matematica?? somem todos os imoveis (casas, mansões, apartamentos, terrenos, etc) de campo grande para se obter o valor do IPTU + 50% do IPVA pago pela imensa frota dos campo grandensses. O resultado pode chegar a BILHOES de reais em um unico ano! e onde esta a melhoria?? meu bairro continua o mesmo de ha dez anos atras, mas o valor do IPTU dobrou.
 
clovis araujo em 24/01/2011 07:28:15
kade nossos vereadores, para ver essa vergonha, ou eles tb nao viram isso, estao igual o LULA, nunca via nada. quem mandou nos votar nesses camaradas ai.
 
humberto jorge em 24/01/2011 07:21:45
só 14%. nossos vereadores, nosso IPTU nossa prefeitura,nossa vergonha..
 
manoel nunes em 24/01/2011 06:49:05
É uma inverdade a palavra do secretário.....existem vários casos que o imóvel não sofreu qualquer melhoria, nem mesmo na região e o aumento foi de mais de 100%. Exorbitância...de certo que os cofres públicos não conseguem mais pagar os salários de seus governantes e as obras para contenção de enchentes próximas as casas dos mesmos não são suficientes, tendo o cidadão que arcar com mais este ônus.....absurdo!
 
Silvia Pes em 24/01/2011 05:19:23
Olha já pagamos tanto de imposto que os politicos não estão nem ai para o povo, se não pagarmos iremos parar na justiça, se fosse mais barato todos pagavam em dias, IPTU, IPVA, choramos mais temos que pagar, eles não vacilita em nada, tenho certeza que daqui a dois anos iremos pagar menos ,
 
Alberto Pontes Filho em 24/01/2011 04:48:44
Isso não é verdade, moro de aluguel em uma casa próxima ao centro, porém não houve melhoria alguma neste imóvel, pelo contrário, cada ano que passa o imóvel deteriora mais devido a falta de manutenção dos proprietários, que nem mora em CG. No bairro tbem não houve melhoria nenhuma... existe somente uma previsão que nem sabemos se é para este ano... O IPTU que custava 543,00 passou p/ 860,00, este aumeto esta na média do seu aumento Sr. Secretário???????
 
Renata S Santos em 24/01/2011 04:41:21
Meu imóvel não recebeu nenhuma melhoria, porém entre 2010 e 2011 o IPTU subiu mais de oitenta por cento.
Reclamei no ano passado p/ receber uma resposta de que na analise da prefeitura chegaram a conclusão que estava correto sem sequer aparecer alguem p/ fazer vistoria.
O valor avaliado está acima do preço de mercado, porém sei que não adianta reclamar, então pra que perder tempo
 
Antonio Marques em 24/01/2011 04:37:36
Acho um absurdo haver aumento no iptu pelas benfeitorias realizadas na residencia, poxa eu ganho um pouco mais que um salario minimo se fiz benfeitoria em minha casa foi porque fiquei anos guardando dinheiro, ai a prefeitura acha que tem o direito de aumentar por causa disso sendo que nem asfalto em meu bairro nao tem, porque o sr prefeito nao gasta os aumentos dos IPTU la no bairro jardim aero rancho, chegando la so ve terrenos baldios, ruas esburacadas sem asfalto, e ainda sim acha que tem o direito de aumentar o valor do IPTU isso é uma palhaçada.
 
leidiane brito em 24/01/2011 04:34:22
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions