ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Subsecretária vai facilitar criação da UPA Veterinária, diz prefeito

Marquinhos Trad diz que as ongs que trabalham no setor vão participar da escolha do novo subsecretário

Leonardo Rocha e Jones Mário | 20/12/2019 12:22
Prefeito Marquinhos Trad (PSD), durante reunião com a bancada federal (Foto: Jones Mário)
Prefeito Marquinhos Trad (PSD), durante reunião com a bancada federal (Foto: Jones Mário)

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) disse que a criação da Subsecretaria do Bem-Estar Animal era necessária para facilitar a implantação da primeira UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Veterinária, assim como o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para animais, que está sendo planejado por sua gestão.

“A UPA Veterinária para que tivesse avanço, precisava de uma Subsecretaria (Bem-Estar Animal). Esta criação vai dar um ‘upgrade’ neste projeto, assim como vou trazer o primeiro Samu veterinário para nossa cidade”, garantiu o prefeito, durante reunião com a bancada federal, na Esplanada Ferroviária.

Marquinhos diz que tais projetos que estão em andamento mostram o seu “compromisso” com a causa do “bem-estar animal”. Sobre quem irá comandar a nova pasta, o prefeito diz que a decisão passará também pelas Ongs (Organizações Não Governamentais) que trabalham no setor. “Vamos decidir este nome de forma democrática”.

Criação – Os vereadores aprovaram ontem (19) a criação da Subsecretaria do Bem-Estar Animal, que terá a intenção de formular políticas públicas direcionadas para 170 mil cães e 40 mil gatos que vivem, atualmente, no município. Para isto também foi dado aval para o conselho e fundo financeiro do novo órgão.

A prefeitura espera que com a subsecretaria, projetos como a UPA Veterinária possam ter grupo específico para supervisionar e coordenar o seu funcionamento. Para isto foi aberto também um crédito especial no valor de R$ 150 mil (pasta). Esta nova estrutura ficará responsável por promover ações, eventos e estudos sobre a proteção e defesa dos pequenos animais.

Ainda vai desenvolver projetos de educação para conscientizar a população sobre o tema, acompanhar ações de órgãos do setor e desenvolver programas de proteção aos animais em Campo Grande. Também fica autorizado a promover parcerias.

Nos siga no Google Notícias