ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, SEGUNDA  19    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Testes do coronavírus serão feitos só em pacientes hospitalizados

Coleta será feita mediante quadro de síndrome respiratória aguda grave

Clayton Neves | 21/03/2020 20:40
Testes do coronavírus serão feitos só em pacientes hospitalizados
Técnicos em laboratório brasileiro onde é feito o exame Foto: Agência Brasil)

Portaria 454 do Ministério da Saúde publicada neste sexta-feira (20) alterou definições para casos suspeitos do novo coronavírus. Conforme a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a partir deste sábado (21), coletas passam a ser realizadas apenas em casos onde o paciente apresentar síndrome respiratória aguda grave que estiver hospitalizados ou em casos de mortes em decorrência do mesmo problema.

Também poderão ser submetidos ao teste pacientes que aguardam liberação de leito em hospital nas unidades de saúde como UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e que apresentem quadro de síndrome respiratória.

Em casos de síndrome gripal com suspeita do novo coronavírus ou infecção por qualquer outro vírus respiratório a coleta não será feita por se considerar “humanamente impossível a coleta de todo e qualquer caso de gripe, principalmente em momento de pandemia”.

Portaria publicada nesta sexta-feira (20) determina que “para contenção da transmissibilidade do covid-19, deverá ser adotada como, medida não-farmacológica, o isolamento domiciliar da pessoa com sintomas respiratórios e das pessoas que residam no mesmo endereço, ainda que estejam assintomáticos, devendo permanecer em isolamento pelo período máximo de 14 dias”.

A publicação ainda pontua medidas básicas de higiene como lavar as mãos frequentemente,medidas de etiqueta respiratória ( como não tossir, espirrar próximo a outras pessoas), evitar contato muito próximo com as pessoas, já que infectados assintomáticos também podem transmitir o vírus.

“Apenas procure os serviços de saúde se realmente precisar, lembrem-se, que ao se deslocar sem necessidade para uma unidade de saúde/ hospital vc e sua família correm risco de contaminação”, finaliza o texto.

Nos siga no Google Notícias