ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Tradicional, missa de lava-pés abre Tríduo Pascal na Perpétuo Socorro

Nyelder Rodrigues e Adriano Fernandes | 13/04/2017 20:56
Ato simboliza o que Cristo fez com os 12 apóstolos na Última Ceia (Foto: Alcides Neto)
Ato simboliza o que Cristo fez com os 12 apóstolos na Última Ceia (Foto: Alcides Neto)

O Tríduo Pascal foi aberto na noite desta quinta-feira (13) com a celebração da missa de lava-pés, tradição católica que lotou o santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na avenida Afonso Pena, bairro Amambaí - região central de Campo Grande. Os 800 lugares sentados estavam todos ocupados, sendo que várias pessoas ficaram em pé.

A celebração abre o período que relembra o mistério da Paixão, da Morte e da Ressurreição de Jesus Cristo. A semana começa no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, e termina com a ressurreição, no Domingo de Páscoa.

No lava-pés, 12 devotos são escolhidos para representar os 12 apóstolos, que na Última Ceia de Cristo tiveram seus pés lavados por Ele. Entre os religiosos que acompanham a celebração está a Maria Salvadora, de 63 anos, aposentada.

"Desde quando me entendo por gente acompanho o lava-pés, só que na comunidade São João Calábria, no Jardim Macaúba. Essa é a primeira vez que acompanho na Perpétuo Socorro. Vim a convite da minha sobrinha", explica Salvadora, que carrega já no nome sua devoção. "Para mim, a celebração representa também os passos de Jesus por meio da figura dos apóstolos", completa.

Já escolhidos para terem os pés lavados são os que tem maior frequência nas missas de quinta-feira, do Santíssimo Salvador. Uma dessas pessoas é Maria de Lourdes de Azevedo, de 69 anos e cadeirante.

"É uma sensação maravilhosa passar pela experiência de lava-pés. O que me move a vir toda semana à igreja, mesmo em uma cadeira de rodas, é a fé", comenta a devota, logo após participar da celebração nesta noite, que promoveu também a acessibilidade, com participação de mais cadeirantes e uma tradutora de Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Igreja ficou lotada nesta noite e contou até com tradutora de Libras (Fotos: Alcides Neto)
Igreja ficou lotada nesta noite e contou até com tradutora de Libras (Fotos: Alcides Neto)
Casal participa pela primeira vez da cerimônia e pretende ir à igreja em toda a Semana Santa
Casal participa pela primeira vez da cerimônia e pretende ir à igreja em toda a Semana Santa

Oportunidade para agradecer - A missa ganhou vários adeptos esse ano, como o casal Amilton Nantes, de 62 anos, e a dona de casa Arley Martins, de 64. Eles contam que essa é a primeira vez que acompanham o lava-pés, e que também passaram a frequentar mais a igreja no início do ano.

"Acompanhamos o Cerco de Jericó e agora pretendemos vir ao santuário durante toda a Semana Santa", diz Arley, enquanto Amilton complementa. "É uma oportunidade para agradecer e até pedir alguma graça, mas a maior motivação da gente é o agradecimento mesmo", diz o aposentado.

Reitor do santuário e responsável por celebrar o lava-pés, que dura 1h30, o padre Dirson de Almeida diz que a expectativa é que 5 mil pessoas passem pela paróquia até domingo (16). "A celebração sempre quer passar uma mensagem de esperança, de que Jesus existe e está vivo na vida das pessoas, conscientizar de que nós construímos o bem fazendo o bem", conta.

Logo após lavar os pés dos 12 devotos, Dirson ainda explicou a simbologia do ato. "Os pés trazem tantas histórias, tantos caminhos. Então lavar os pés é um sinal de respeito à história que eles representam. E foi essa a mensagem passada por Jesus ao lavar os pés dos apóstolos", destaca o padre.

A programação de celebrações na Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro vai até domingo. Nesta quinta, ainda serão realizadas sessões de Vigília e Adoração às 21h, 22h e 23h. O restante da programação pode ser conferida logo abaixo.

Padre Dirson revela que celebração remete aos respeito a história que cada um carrega (Foto: Alcides Neto)
Padre Dirson revela que celebração remete aos respeito a história que cada um carrega (Foto: Alcides Neto)

Sexta-feira Santa (14)

06h00 Caminhada da Fé

07h00 Vigília e Adoração.

08h00 Vigília e Adoração.

09h00 Vigília e Adoração

10h00 Vigília e Adoração

11h00 Vigília e Adoração

12h00 Vigília e Adoração

13h00 Vigília e Adoração

14h00 Vigília e Adoração

15h00 Celebração da Paixão do Senhor

19h00 Via sacra nas ruas do bairro

 

Sábado Santo (15)

18h00 Batizado Adultos

19h00 Missa da Vigília Pascal

 

Domingo de Páscoa (16)

07h00 Missa de Páscoa

10h00 Missa de Páscoa

16h00 Missa de Páscoa – 1ª Eucaristia Adolescentes

18h30 Missa de Páscoa

20h00 Missa de Páscoa– 1ª Eucaristia Adultos

Nos siga no Google Notícias