ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Três motoristas são presos por embriaguez durante blitz de Lei Seca

Paula Maciulevicius | 12/02/2013 09:10

A blitz itinerante realizada na madrugada desta terça-feira de Carnaval em Campo Grande prendeu três motoristas por dirigirem embriagados. Durante duas horas de operação na avenida Afonso Pena, foram feitos 17 testes do bafômetro.
O foco é fiscalizar e prevenir e para isso a Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito) contou com 19 policiais militares, acompanhados pelo comandante geral da Polícia Militar, coronel Carlos Alberto David dos Santos e pelo comandante da Ciptran, tenente-coronel Alírio Vilassanti.

No total, a blitz multou 35 motoristas, encaminhou seis veículos para o Detran e apreendeu sete carteiras de habilitação. Dos três motoristas presos e encaminhados para a Polícia Civil, os resultados dos testes deram 0,35 mg/l, 0,36 mg/l e 0,67 mg/l.

Parte da operação foi acompanhada pelo Campo Grande News. O primeiro ponto da noite a ser fiscalizado foi no cruzamento da avenida Afonso Pena com a rua Espírito Santo. Um dos motoristas pegos embriagados foi Douglas da Silva Ortega, de 20 anos. O resultado dele constatou 0,36 mg/L, quantidade que já caracteriza crime de trânsito.

Em entrevista ao Campo Grande News, ele disse nunca ter passado por situação semelhante e alegou ter tomado apenas meia latinha de cerveja. Mesmo sendo enfático em dizer que não estava embriagado, concordou que a lei tem que ser rígida. “Agora aprendi, não vou mais dirigir depois de beber”, disse. Além da multa de quase R$ 2 mil, Douglas só seria liberado com o pagamento de fiança.

No total, a blitz multou 35 motoristas, encaminhou seis veículos para o Detran e apreendeu sete carteiras de habilitação. (Foto: João Garrigó)
No total, a blitz multou 35 motoristas, encaminhou seis veículos para o Detran e apreendeu sete carteiras de habilitação. (Foto: João Garrigó)

Os arredores da avenida Afonso Pena também ficaram sob a mira dos policiais. Militares em motocicletas fizeram rondas pelas ruas laterais para abordar motoristas que levantassem suspeitas ou que pudessem estar fugindo da blitz.

Sobre o uso do medicamento Metadoxil que tem circulado entre as redes sociais como ferramenta para burlar e Lei Seca quando o motorista ingere bebida alcoólica, o chefe de Operações da Ciptran, tenente Rafael Ferreira Cavalcante, disse que mesmo se o condutor for submetido ao teste do bafômetro e der zero, mas estar em visível estado de embriaguez, o motorista será conduzido da mesma forma.

“Mesmo que ela se negue a fazer o teste ou não dê, e ela não estiver em condições de dirigir, será encaminhada. A nova lei ajuda neste ponto”, diz.

As mudanças na Lei Seca fecharam o cerco para o motorista. A embriaguez pode ser comprovada pelo teste do bafômetro e de acordo com a nova resolução editada em dezembro do ano passado, exames laboratoriais, vídeos ou testemunhos, também podem comprovar que o motorista dirigiu sob efeito de álcool. No entanto para a infração ser considerada crime, é preciso a comprovação por meio de exames.

Em janeiro, uma nova resolução reduziu o limite no bafômetro, que não pode ser igual ou maior que 0,05 miligramas de álcool por litro de ar. Antes, era maior: 0,1 mg/l. Se no teste, o bafômetro marcar 0,05 ou mais é infração gravíssima, multa de quase R$ 1.915,40 e o motorista tem a habilitação suspensa por um ano.

Nos siga no Google Notícias