Vacina infantil de alto custo será disponibilizada de graça para prematuros
Medicamento é composto por anticorpos desativados de doenças respiratórias

Crianças prematuras ou com comorbidades poderão fazer o uso do medicamento Palivizumabe, que protege contra doenças respiratórias causadas pelo vírus sincicial, gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em Campo Grande. O anúncio foi realizado na tarde desta quinta-feira (26).
A vacina é composta por anticorpos desativados dos principais causadores de síndromes respiratórias e custa entre R$ 3 mil e R$ 7 mil por ampola com 1 mililitro. A política adotada pelo Ministério da Saúde e pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) classificou como público-alvo as crianças nascidas prematuras até a 28ª semana de gestação e que tenham 1 ano de idade ou menos, e aquelas que tenham até 2 anos de idade com cardiopatias congênita de repercussão hemodinâmica ou doença pulmonar crônica resultante da prematuridade.
De acordo com a superintendente de vigilância em saúde Veruska Lahdo, o objetivo é garantir a proteção dos bebês com a antecipação da aplicação de anticorpos antes do período de circulação dos vírus que causam doenças respiratórias.
“Normalmente essas crianças do grupo prioritário já são acompanhadas pelo pediatra e apresentam a indicação médica para realização da aplicação”, pontuou.
Para que o medicamento seja administrado, é necessário realizar agendamento prévio através do telefone 2020-1590, ou pelo e-mail da Sesau. Clique aqui para agendar por e-mail.
Em dados - Segundo com o Ministério da Saúde, o vírus sincicial é responsável por manifestações agudas no sistema respiratório de crianças com menos de dois anos de idade, sendo o principal causador de internações por doenças respiratórias. Estudos afirmam que 80% das crianças entre 0 a 5 anos já foram infectadas pelo vírus.