A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

08/11/2014 10:06

Vacinação contra poliomelite e sarampo tem dia "D" neste sábado

Ludyney Moura e Michel Faustino
Jamal Salém, médico de formação, aproveitou para imunizar uma criança no lançamento da Campanha (Foto: Divulgação/PMCG) Jamal Salém, médico de formação, aproveitou para imunizar uma criança no lançamento da Campanha (Foto: Divulgação/PMCG)
A gerente técnica de Imunização da Sesau lembra que as mães precisam levar as carteirinhas de vacinação até os postos (Foto: Marcos Ermínio) A gerente técnica de Imunização da Sesau lembra que as mães precisam levar as carteirinhas de vacinação até os postos (Foto: Marcos Ermínio)

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) iniciou, na manhã deste sábado (8) na Capital a campanha nacional de vacinação contra a poliomelite e sarampo. A meta é imunizar 55 mil crianças até o dia 28 de novembro.

Em Campo Grande serão 82 postos de vacinação para imunizar pelo menos 55 mil crianças de 0 a 5 anos contra a poliomelite, e 47 mil crianças de um ano a menores de cinco anos, contra o sarampo. Além das unidades básicas de saúde, supermercados, shoppings e até a Praça Ary Coelho terão postos de vacinação.

Hoje é um dos chamados “Dias D”, com atendimento especial para vacinação, o próximo será dia 22 de novembro, quando as unidades básicas de saúde, que normalmente funcionam das 7h às 11h e das 13h às 17h, estendem o atendimento aos sábados para imunizar as crianças.

A gerente técnica de Imunização da Sesau, Cássia Kanaoka, orienta as mães a procuraram os postos munidas das carteirinhas de vacinação dos filhos. “Caso alguma criança tenha alguma vacina da carta básica em atraso, vamos aproveitar para colocar tudo em dia”, revela Cássia.

A abertura da Campanha, que aconteceu na UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) do Bairro Portal Caiobá II, contou com a presença do titular da Sesau, Jamal Salém. Segundo a Secretaria, desde 1990 não são registrados casos de poliomielite no Brasil.

Cássia lembra da importância de se prevenir contra o sarampo, uma doença infecciosa aguda, de transmissão pessoa a pessoa, de elevado contágio e apresenta elevada morbi-mortalidade entre as crianças menores de cinco anos, principalmente as desnutridas e imunodeprimidas (baixa imunidade). “Precisamos manter a população infantil longe desses riscos com a vacinação”, pontua ela.

Em todo o país o Ministério da Saúde esperar vacinar mais de 12 milhões de crianças até o fim da campanha, marcado para o dia 28 de novembro.

O famoso Zé Gotinha é o mascote da Campanha de Vacinação contra Poliomelite e Sarampo (Foto: Marcos Ermínio) O famoso "Zé Gotinha" é o mascote da Campanha de Vacinação contra Poliomelite e Sarampo (Foto: Marcos Ermínio)


Atenção mamães!
Procurarem a Unidade Básica de Saúde mais próximas de sua casa, para levarem seus pequeninos de 0 a 5 anos a tomarem a dose da vacina contra o Sarampo e Poliomelite, e se precisar colocar em dia as demais vacinas necessárias, lembrando de estarem sempre munidas do cartão de vacinação da criança.
Estamos juntos Zé Gotinha!
 
Leticia Marques em 08/11/2014 13:48:15
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions