ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  21    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Viagem de instrução com mil homens preocupa militares do Exército

Crescimento de casos de covid-19 deixa recrutados com medo de aglomeração; treinamento está previsto para julho

Liniker Ribeiro | 25/06/2020 06:10
Entrada do Comando Militar do Oeste, em Campo Grande (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Entrada do Comando Militar do Oeste, em Campo Grande (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Em tempos de pandemia, a convocação de mil militares da Capital para viagem de instrução no município de Ponta Porã, distante 323 quilômetros da Capital, têm preocupado quem deverá estar presente no treinamento.

O medo leva em consideração o aumento constante de casos do novo coronavírus em Mato Grosso do Sul, principalmente na região sul, e a forma como os militares ficarão expostos durante o período.

Ao Campo Grande News, dois militares, que pediram para não ter nome e idade revelados, demonstraram preocupação. Segundo eles, a viagem, prevista para o dia 5 de julho, deve durar cinco dias.

Durante todo este tempo, os recrutas serão transportados em caminhões e ônibus, terão de dividir barracas e cumprir atividades que tornam o uso de máscara inviável, afirmam.

“É muito estranho porque já estamos trabalhando em meio expediente, todos os tipos de viagens foram suspensas, e mesmo assim agora veio essa convocação para mais de mil homens se aglomerarem em caminhões e ônibus”, cita um sargento.

Segundo ele, o procedimento é realizado anualmente, sempre que novos recrutas são alistados. “Precisam passar por esse tipo de treinamento, onde participam todos os quartéis de Campo Grande”, explica.

Outro convocado, um soldado afirmou ter questionado o procedimento em tempos de pandemia, mas que mesmo assim as atividades seguem previstas. “Nós já tentamos pedir a suspensão ao Comando, mas confirmaram a instrução. Nosso maior medo é que também vamos passar por Dourados, região que é o epicentro da covid-19 aqui”, argumenta.

Ainda confirme os militares, entre as atividades previstas também estão ações no meio do mato e em áreas alagadas.

Posicionamento – A reportagem entrou em contato com o CMO (Comando Militar do Oeste) para pedir um posicionamento sobre a realização da viagem de instrução, mas os questionamentos enviados por e-mail e ligações feitas ao contato da assessoria de imprensa não foram respondidos.

Nos siga no Google Notícias