ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Vítima de ladrões por 14 vezes, morador coloca a culpa em terreno baldio

Viviane Oliveira | 03/03/2013 10:23
Além do mato alto e lixo, os moradores reclamam que o terreno serve de esconderijo para bandidos. (Fotos: Luciano Muta)
Além do mato alto e lixo, os moradores reclamam que o terreno serve de esconderijo para bandidos. (Fotos: Luciano Muta)

Um terreno baldio que acumula mato e lixo na rua Carlinda Tognini acaba com a paz de moradores da Vila Progresso, em Campo Grande. Eles reclamam que além do lugar ser criadouro do mosquito da dengue e servir de abrigo para animais peçonhentos, o mato alto serve de esconderijo para ladrões.

De acordo com o aposentado Leal Pael, de 59 anos, os vizinhos entraram em contato com o dono do terreno para que fizesse a limpeza, no entanto o proprietário não atendeu a solicitação dos moradores, que sofrem com a sujeira e a criminalidade no local.

“Precisamos que alguém tome alguma providência. Nós não somos obrigados a conviver com insetos, ratos e cobras por causa de uma pessoa irresponsável”, disse.

Juan Cerezo, de 66 anos, não mora no bairro, mas tem uma funilaria há 47 anos em frente ao terreno baldio. Ele conta que desde o começo do ano passado até agora já foi furtado 14 vezes.

O alvo são as peças e pneus dos carros que ficam na empresa. “Os bandidos aproveitam esse matagal para se esconder e roubar”, reclama, acrescentando que a região concentra ponto de venda de droga e prostituição.

Cansada de presenciar assalto em plena luz do dia, a funcionária de um restaurante no bairro, Raquel Ferreira Martins, de 39 anos, teme ser a próxima vítima. “Todos os dias tenho que fazer esse caminho para ir para casa. Para tentar escapar da violência, não passo aqui sozinha e muito menos próximo ao terreno, que serve até de motel para os travestis na região”, destaca.

Raquel cansou de presenciar assaltos no local.
Raquel cansou de presenciar assaltos no local.
Além do lixo, até preservativos foram encontrados na calçada de um imóvel.
Além do lixo, até preservativos foram encontrados na calçada de um imóvel.

Além do lixo, na rua Carlinda Tognini esquina com a rua Aparecida próximo a um imóvel que está para ser alugado, a equipe de reportagem encontrou vários preservativos jogados na calçada. “Infelizmente nós convivemos com essa situação”, lamenta o aposentado Antônio Adriano da Silva, de 83 anos.

Manutenção - De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, a limpeza e a conservação de terrenos particulares compete ao proprietário.

A lei municipal nº 2909 de 28 de julho de 1992, estabelece que os proprietários dos imóveis são responsáveis, ainda, pela construção de calçadas. Os terrenos devem ser mantidos limpos, capinados, drenados e calçados.

O proprietário que não cumprir será notificado e recebe um prazo para regularizar a situação. Se o terreno não for limpo o dono pode receber uma multa que varia de R$ 1.624 a R$ 6.498.

As denúncias de falta de manutenção em terrenos baldios podem ser feitas no telefone da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) 156.

Nos siga no Google Notícias