A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 23 de Janeiro de 2018

02/07/2011 12:16

Carreata contra corrupção chama a atenção pelas ruas, apesar de poucos carros

Paula Vitorino

Movimento nacional, o Dia do Basta luta contra a corrupção

Carreta contra corrupção percorreu ruas do Centro. (Fotos: Marcelo Victor)Carreta contra corrupção percorreu ruas do Centro. (Fotos: Marcelo Victor)

Chega de corrupção, basta de impunidade, queremos os políticos corruptos na cadeia. Essas foram algumas das frases ditas e pintadas nos veículos que participaram do movimento nacional, Dia do Basta, neste sábado (2). O protesto acontece hoje em diversas cidades do país.

Em Campo Grande, mesmo com apenas cerca de 20 carros participantes, a carreata chamou a atenção da população por onde passou. Em frente ao hotel na Afonso Pena, os hóspedes saíram na rua para apoiar a passagem da carreata pelo local.

Com narizes de palhaço, faixas e muitas buzinas, os manifestantes contagiaram novos adeptos e chamaram a atenção da população para o fim da corrupção.

Ao contrário de outras manifestações na Capital, onde a maioria dos participantes é de jovens e universitários, o Dia do Basta foi movimentado por profissionais já formados de diversas áreas e suas famílias.

Para uma das participantes, a juíza Maria Izabel Rocha, de 55 anos, isso é devido o movimento “não ser de modinha. É uma necessidade”.

A iniciativa de organizar o movimento em Campo Grande surgiu pelo facebook e chegou a ganhar quase 2 mil adeptos. “Um amigo de São Paulo lançou a proposta e começamos a organizar”, conta o médico Miguel Angel Vila, de 58 anos.

Muitos dos participantes se conheceram pela rede social e só foram ter o primeiro contato pessoalmente nesta manhã. O grupo se reuniu das 9h às 10h em frente ao Parque das Nações e depois saiu pela Afonso Pena e ruas do Centro.

A arquiteta Sara Rocha, de 28 anos, avalia como positivo o manifesto. “O povo tem quer ir para as ruas mostrar sua indignação, se não for assim nunca vai mudar. Para a primeira vez foi muito bom, é um começo”, diz.

Já o analista Leonardo Bruschi, de 28 anos, afirma que a mensagem foi passada e o mais importante é que a população não se acomode.

“Independente quem está no governo, nós não podemos aceitar a corrupção. Ano após ano continuam roubando e o povo acaba achando isso normal”, frisa.

Manifestantes afirmam que luta é nacional e população não pode se acomodar. Manifestantes afirmam que luta é nacional e população não pode se acomodar.

Nosso dinheiro roubado - A psicóloga Meire Ferraz, de 55 anos, ressalta que a causa pela qual o manifesto luta não afeta apenas alguns grupos da sociedade, mas sim, toda a população.

“Muitas pessoas vinham parabenizar a ação, achavam legal e desejam sorte para nós como se a corrupção não afetasse a deles também. É prejudicial para todos. É uma causa coletiva, que está prejudicando todo mundo, mas parece que algumas pessoas ainda não percebem”, alerta.

E Maria exemplifica a situação de impotência. “Se você é assaltada na rua, grita, chama a polícia. Mas a pessoa que te rouba todo dia lá no governo ninguém percebe e não faz nada”, diz.

Para a juíza, esse “dinheiro roubado” deveria estar em projetos para o bem-estar das crianças e da saúde pública, por exemplo.

“É o dinheiro que está sendo tirado das nossas crianças. Fora os processos que todo dia chegam de pessoas que estão morrendo porque não conseguem os remédios pelo SUS, mesmo tendo direito”, denúncia.



Ideia maravilhosa, vamos todos juntos lutar um por pais mais justo para nos e para nossas crianças, do jeito que esta nao pode ficar, temos que acabar com esta roubalheira, com estes varios corruptos qua ai estão e achando que nunca vão ser pego, nao podemos admitir estas corrupação que acontecem da saude e na eduacação, conte comigo para a proxima manifestação, juntos vamos mudação esta situação destes covardes e .........
 
LUIZ ANTONIO MANOEL em 04/07/2011 09:20:38
Além desse tipo de manifestação a população tem que boicotar as eleições que só elegem gente sem carater, eu sempre me pergunto, que democracia é essa que somos OBRIGADOS a votar?
Por isso não se escolhe direito os representantes do governo.
Outro ponto também não vi divulgação nenhuma dessa carreata, se fosse um movimento em pro dos gays com certeza seria bem divulgado!
 
Oswaldo Bwenites em 03/07/2011 07:06:50
Parabens a todos os participantes, muito bom acessar o site e ver uma reportagem dessas... Se eu morasse em Campo Grande tambem estaria nesta carreata...
 
Rose de Oliveira em 03/07/2011 06:00:30
É temos que parar de dizer amem para tudo, ficamos revoltado com as coisas erradas neste pais, mas o pior e que ficamos quieto, sendo que o poder emana do povo .
 
maura maria em 03/07/2011 02:56:25
A sociedade deve começar a ter iniciativa assim, porque quandos os corruptos perceberem que a sociedade está atenta vai pensar duas vezes antes de começarem uma licitação fraudulenta. O que é um politico sem a sociedade? Nada é uma pessoa comum como qquer outro e porque temos que nos submeter a eles? na realidade eles não são nada. Vamos abraçar esta ideia.
 
Veridiano Alves de Souza em 02/07/2011 11:46:25
Parabéns pela iniciativa. Que outras manifestações contra esse cancer que chama CORRUPÇÃO sejam realizadas, com um envolvimento ainda maior dos diversos setores da sociedade comprometidos com a lisura, com a ética e com o exercicio pleno da cidadania.
Manifestaçoes como estas deverão ser amplamente divulgadas.
Chega de"brincar"com dinheiro público. .
 
jose carlos da silva em 02/07/2011 10:25:23
Parabéns a todos, pela iniciativa, pela idéia, esse é o nosso desejo.
Nas proximas vezes, creio que estarei junto, fazendo algo por essa vergonha que assola a todos nós..
 
Maciel Pereira em 02/07/2011 09:42:01
Parabéns pela iniciativa, só que a mídia deveria divulgar c/ antecedencia pois a maioria não tem acesso a internet, mas estão de parabéns.
 
Felipe Salinas em 02/07/2011 08:23:22
Infelizmente naum fiquei sabendo da passeata, senaum estaria lá tambem. Tá
na hora da gente se mexer. Lembrando ta na hora de começar o boicote aos postos Petrobrás. Já começaram a subir o preço da gasolina de novo! Parece q o susto ja passou no big mastodonte, que juntamente com os altos impostos, emperra o desenvolvimento deste país grande e bobo e distribui injustiças por todo lado!
 
Zeno Fernandes em 02/07/2011 03:15:52
Que maravilha! Campo Grande está dando exemplo a diversas outras cidades. As cidades são o seu povo. É dele que vai surgir um país justo, transparente, um país de ações verdadeiras e não de marketing. A corrupção instalada pelos políticos oportunistas está acabando com nossas instituições. A saída é uma só: nos manifestarmos nas ruas. Parabéns à coordenação, aos participantes e ao CGNews por divulgar notícias importantes como essa. Vocês são o Brasil que sonhamos.
 
Rosa Martinez em 02/07/2011 02:18:30
A maioria das pessoas aí é corrupta. Tem que mudar por dentro pra depois mudar fora.
 
gusmao augusto em 02/07/2011 01:26:08
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions