A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

03/03/2011 22:59

Chuva faz Cesp abrir comportas de usinas

Paulo Fernandes

Por conta do volume de água, a Cesp (Companhia Energética de São Paulo) abrirá amanhã as comportas da usina hidrelétrica Três Irmãos, no rio Tietê, próximo à foz no rio Paraná. Os vertedouros das demais usinas localizadas no Tietê já estão abertos desde a última terça-feira (1º).

Já a Usina Jupiá, no rio Paraná, iniciou a abertura do vertedouro hoje, com descarga de 8.500 metros cúbicos por segundo.

O vertedouro da Usina Ilha Solteira, também no rio Paraná, é outro que será aberto amanhã. A abertura, segundo a Cesp, “será na posição mínima, apenas para controle operacional do nível de armazenamento do reservatório, em decorrência do aumento das afluências previstas para os próximos dias”.

A Usina Porto Primavera, no rio Paraná, está com as comportas abertas desde 17 de janeiro para a manutenção de nível. A descarga prevista para hoje é da ordem de 9.500 metros cúbicos por segundo e poderá evoluir nos próximos dias para 11.000 metros cúbicos por segundo.



Conforme informativo em notícia de "Campo Grande News", de 03.03.2011, moro na barranca do rio Paraná, distrito do Campinal/Presidente Epitácio-SP, as informaçoes da CESP SOBRE A VAZÁO DOS VERTEDOUROS DAS USINAS DE JUPIA E PORTO PRIMAVERA, náo são reais, pois se a vazão de Jupiá é de 8.500 m 3 por segundo de descarga, e de Porto primavera é de 9.500 m3 por segundo podendo ainda evoluir para 11.000 m.3 por segundo nos dias subsequentes a 03.03, o nível da represa de Porto Primavera não teria subido tão rapidamente alterando de repente seu nível que estava , para uma alteração de nível de mais de 1 (UM METRO) em menos de 4 dias. Além disso atingiu altíssima marca provocando com isso desbarrancamento das encostas, prejudicndo com isso moradores de áreas urbanas do entorno. A CESP PRECISA FAZER A LICÀO DE CASA, conforme já determinado em juízo. E TAMBÉM, ESSA EMPRESA deveria cumprir tais sentenças, que vem prejudicando muito o meio ambiente e áreas de preservações ambientais.
CLAUDIR APARECIDO GONÇALES RG 6.873.791-SSP-SP
 
CLAUDIR APARECIDO GONÇALES em 08/03/2011 03:40:12
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions