ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Cidades que têm hospitais referência mandam 331 pacientes para Santa Casa

Fabiano Arruda | 29/03/2011 17:24

Dados são referentes ao mês de março

 Cidades que têm hospitais referência mandam 331 pacientes para Santa Casa

Seis municípios de Mato Grosso do Sul que têm hospital referência encaminharam de 1º a 29 deste mês 331 pacientes para a Santa Casa de Campo Grande.

De Coxim veio o maior número de pessoas: 101 e, do total, o que mais chama atenção é que 15 foram casos de internação e 25 de urgência ou emergência. O Hospital Regional de Coxim tem mais de 50 leitos.

Aquidauana, que também possui Hospital Regional, vem logo atrás com 75 encaminhamentos, mas a unidade de lá atende pacientes de Miranda, Bodoquena, Bonito, Porto Murtinho, Bela Vista, Nioaque, Jardim, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes e até de Coxim e São Gabriel do Oeste.

“Aqui a gente vê muita ambulância de fora”, diz o vereador Ademar Brites (PT).

Corumbá, que possui a Santa Casa de Misericórdia, mandou 54 casos para a Santa Casa de Campo Grande.

Nova Andradina, que tem um Hospital Regional, encaminhou 41 pacientes.

Dourados, que possui unidades de referência como o Hospital Evangélico e o Hospital Universitário, mandou 31 casos.

De Três Lagoas, onde opera o Hospital Auxiliadora, foram encaminhados 29 pacientes.

De Paranaíba, que dispõe da Santa Casa de Misericórdia, vieram 13 pacientes no período. “Nosso problema é igual ao de todos: falta dinheiro. Onde tem dinheiro, não há problema”, diz o prefeito de Paranaíba, José Garcia de Freitas, o Zé Braquiara.

Ranking - As cidades que lideram o número e encaminhamentos para Santa Casa de Campo Grande são vizinhas. Sidrolândia aparece em primeiro lugar, com 167 pacientes, Terenos, em segundo, com 122, Ribas do Rio Pardo, com 116, e Camapuã, com 111.

A assessoria da unidade, que revelou os dados ao Campo Grande News, ressaltou que o número deve ser maior para Campo Grande, por conta dos pacientes que vão para o Hospital Regional e o Hospital Universitário.

Além disso, o número oficial é baseado nos encaminhamentos, mas, a quantidade de atendimentos é maior por inúmeros motivos, entre eles, o fato de algumas pacientes virem para Campo Grande por conta própria, enquanto outros dizem que moram na Capital, mas, na maioria das vezes, estão apenas de passagem. E o hospital informa que não há como restringir este atendimento.

O universo de pacientes que vêm do interior do Estado ainda pode ser considerado pequeno em relação aos mais de 20 mil casos que a Santa Casa de Campo Grande atendeu no mês de março.

Nos siga no Google Notícias