A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

27/07/2011 12:20

Clientes podem trocar operadora de saúde sem cumprir carência

Fabiano Arruda

Usuários de planos de saúde poderão mudar de planos coletivos por adesão a partir de amanhã sem precisar cumprir as novas carências. As operadoras de saúde têm até hoje para se adaptar às novas regras de portabilidade. O prazo é determinação da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

Com a medida, a ideia da medida é estimular o fluxo maior de clientes entre as operadoras e aumentar a concorrência entre elas.

Pelas novas regras, cerca de 5,14 milhões de beneficiários de planos por adesão se tornam aptos a mudar de operadora, segundo dados da ANS.

Em Mato Grosso do Sul, ainda conforme dados da agência, são mais de 408 mil clientes de planos privados de assistência médica.

A exceção é para usuários de planos coletivos empresariais, que representam cerca de 70% do mercado, e os de contratos anteriores a 1999, que vão continuar sem o benefício.

Outra novidade que o cliente ganha é o direito à portabilidade especial para beneficiários de planos que estão em crise financeira, sob intervenção da ANS. Antes, estes usuários tinahm de cumprir carências.

O aumento da abrangência geográfica também está entre as novidades. Agora, um usuário de contrato municipal poderá optar por um plano de abrangência estadual ou nacional.

Além disso, o prazo para a mudança de contrato foi ampliado. Pela norma anterior, a migração poderia ser feita no mês de aniversário do contrato ou no mês seguinte. Agora, os consumidores terão o mês de aniversário e os três seguintes para mudar. (Com informações da Agência Estado)

Usuário poderá mudar de plano de saúde sem novo prazo de carência
Mais 12 milhões de usuários de planos de saúde passarão a ter direito de mudar de plano sem precisar cumprir novos prazos de carência. A norma da Agê...
Portabilidade para planos de saúde tem limites
Entra em vigor hoje (15) a portabilidade da carência dos planos de saúde. A resolução normativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estabe...
ANS estende portabilidade a usuários de planos coletivos
A Agência Nacional de Saúde (ANS) anunciou hoje (14) que pretende estender, no ano que vem, a possibilidade da troca de planos de saúde sem o cumprim...
Portabilidade dos planos de saúde é criticada por Procon
O superintendente do Procon/MS (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor de Mato Grosso do Sul), Lamartine Ribeiro, critica as regras defi...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions