ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

CNJ pune desembargador aposentado por irregularidades em precatórios

Decisão contra o desembargador aposentado João Batista da Costa Marques foi tomada em sessão do conselho nesta terça-feira e aponta suposto favorecimento a terceiros; defesa diz que resultado é “equivocado”

Humberto Marques | 20/03/2018 15:09
Decisão contra Costa Marques foi tomada em sessão do CNJ desta terça-feira. (Foto: Luiz Silveira/Agência CNJ)
Decisão contra Costa Marques foi tomada em sessão do CNJ desta terça-feira. (Foto: Luiz Silveira/Agência CNJ)

O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) puniu nesta terça-feira (20) o desembargador aposentado João Batista da Costa Marques por irregularidades na gestão de precatórios do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) que teriam favorecido a terceiros, no período em que o magistrado respondeu pela vice-presidente da Corte Estadual –de abril de 2012 a janeiro de 2013.

A decisão, de caráter administrativo, envolve denúncia apresentada em 2016 que pode resultar na redução da aposentadoria de Costa Marques.

Precatórios são as requisições de pagamentos determinadas pelo Poder Judiciário a fim de cobrar do poder público –municípios, Estados ou União– valores devidos por condenações judiciais definitiva.

Eles costumam envolver uma fila para pagamentos e forçam as administrações públicas a reservarem recursos a fim de cumprirem com tais quitações.

A decisão foi tomada durante sessão ordinária do CNJ, sendo resultado de inspeção realizada há dois anos que identificou os problemas.

Em nota, o órgão informou que a acusação envolveu manifestações de Costa Marques sobre precatórios no montante de quase R$ 1,5 milhão que favoreceriam indevidamente terceiros.

Denúncias de servidores apontando deficiências e inconsistências na base de cálculos dos precatórios, bem como ausência de auditoria sobre os números apurados, também fundamentaram o relatório do conselheiro Aloysio Corrêa.

Administrativo – A maioria do plenário avaliou que Costa Marques agiu “com excesso de informalidade e falta de critérios na administração dos precatórios”, o que teria causado prejuízo aos cofres públicos.

Por sua natureza fiscalizatória do Judiciário, as penalidades aplicadas pelo CNJ envolvem sanções administrativas.

No caso de Costa Marques, elas incluem o recálculo da sua aposentadoria como desembargador –ele deixou as funções compulsoriamente em junho de 2014 ao completar 70 anos. Segundo a assessoria do órgão, a punição poderá fazer com que ele não receba mais proventos integrais, e sim referentes ao tempo de serviço.

A decisão será comunicada ao TJMS, que analisará detalhes sobre sua aplicabilidade.

Considerando a decisão do conselho “equivocada”, o advogado de Costa Marques, André Luiz Borges Netto, afirmou que aguardará a publicação do acórdão relativo ao julgamento para avaliar se cabe a apresentação ao CNJ de embargos de declaração –um tipo de recurso que visa a apurar omissões ou contradições nas decisões judiciais, de forma a tentar alterá-las.

O advogado reiterou, ainda, que pretende avaliar com seu cliente possibilidades para impugnar judicialmente a decisão.

Nos siga no Google Notícias