A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

13/09/2011 18:15

CNPq reserva 14 bolsas para alunos da UEMS estudarem no exterior

Edmir Conceição

Em agosto deste ano, o Ministério da Educação (MEC) através do CNPq, deu início ao programa Ciências Sem Fronteira, com objetivo de dar a oportunidade a alunos de 250 universidades brasileiras de passarem um ano de suas formações nas melhores universidades do mundo. A UEMS é uma das instituições contempladas pelo programa e poderá oferecer a seus acadêmicos um total de 14 bolsas. O valor da bolsa é de 870 dólares – ou euros, dependendo do país onde estudante estiver – mais benefícios.

Para a pró-reitora de pesquisa, Márcia Medeiros, a participação nesse programa significa colocar a UEMS como uma das forças do conhecimento científico em Mato Grosso do Sul, especialmente em áreas onde a Universidade é destaque como, por exemplo, Agronomia, Zootecnia e Recursos Naturais.

Terão preferência para participar do programa Ciências Sem Fronteiras os

melhores alunos de iniciação científica e tecnológica, que tenham mais de 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e sejam premiados em olimpíadas científicas (como matemática e ciências). As bolsas serão concedidas a estudantes que tenham cumprido de 40% a 80% dos créditos do curso. Os créditos feitos no exterior deverão ser reconhecidos.

Para o envio dos estudantes, o programa Ciência Sem Fronteira selecionou 238 universidades estrangeiras, escolhidas conforme a lista de instituições da Times Higher Education e da QS World University Rankings.

As bolsas começarão a ser pagas em 2012, após processo de seleção pública. O número de bolsas por instituição foi estabelecido de acordo com o desempenho de cada universidade no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).

(*) Com informações da assessoria de imprensa da UEMS

MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira
O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser ...
Presos da penitenciária federal da Capital são julgados por crime em RN
Um preso custodiado no presídio federal de Campo Grande foi julgado, ao lado de outros três homens, na quinta-feira (14) e nessa sexta-feira (15) por...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions