ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Com tempo seco, número de incêndios em terrenos baldios triplica

Fernanda Mathias | 04/07/2016 09:26
Próximo ao presídio de Segurança Máxima, vegetação foi incendiada neste domingo; próximo de casas, o risco é maior (Foto: Marina Peralta)
Próximo ao presídio de Segurança Máxima, vegetação foi incendiada neste domingo; próximo de casas, o risco é maior (Foto: Marina Peralta)

A chegada do inverno e do tempo seco está fazendo com que os chamados no Corpo de Bombeiros disparem, tanto na Capital quanto no interior. Na Capital, não chove desde o dia 08 de junho e a umidade está na casa dos 30%. “As ocorrências, em geral, aumentaram em 40%, mas não temos aumento de viatura ou efetivo nesta proporção”, alerta o coronel Robinson Aparecido Moreira, relações públicas do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul.

Os chamados diários, especificamente sobre incêndios em vegetação e terrenos baldios, triplicaram no interior e dobraram na Capital, nestes primeiros dias de julho. De sexta-feira até o início desta manhã eram 27 no interior e 15 na Capital. No domingo, as ocorrências em pontos distintos da cidade, de leste a oeste, envolveram as viaturas de combate do Corpo de Bombeiros.

“De repente a gente recebe chamado para incêndio e uma residência ou veículo e a viatura está ocupada com atendimento de uma ocorrência que poderia ser evitada”, observa o coronel. De maio para junho, a média diária de chamadas já havia aumentado. Em maio, foram 103 no interior e 40 na Capital, números que saltaram a 116 e 56, em junho.

Ressaltando que atear fogo em terreno baldio caracteriza crime ambiental, passível de multa e pena de reclusão, o Corpo de Bombeiros orienta a população a manter os terrenos limpos, fazer a capina e não deixar amontoados de folhas ou madeiras e nunca atear fogo para a limpeza.

Atenção também às bitucas de cigarro e fogueiras, tradicionais no período. Em locais próximos a residências, hospitais e fiação elétrica, os prejuízos à saúde e riscos de acidente aumentam. Segundo o bombeiro, em situação de flagrante, quem ateia fogo em área de vegetação pode ser preso.

Coronel Robson lembra que as queimadas pioram a qualidade do ar, que já está seco. Nos últimos dias a umidade tem atingido os 30% na Capital, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), ao passo em que as condições ideais para o organismo são de pelo menos 60%. Somente para quarta-feira, 06, a situação deve se amenizar com previsão de pancadas isoladas de chuva.

De acordo com dados do Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul), desde o dia 8 de junho não chove na Capital. 

Denúncias – Quem promove queimadas está sujeito à multa de R$ 2.010,50 a R$ 8.042. A Divisão de Fiscalização de Áreas Verdes e Posturas Ambientais da Semadur recebe denúncias sobre fogo em terreno baldio pelo número 156. Conforme artigo 18A da Lei 2.909 de 28/07/92, “proprietários de imóveis lindeiros a vias e logradouros públicos, são obrigados a mantê-los limpos, capinados e drenados” e “É vedado a utilização de queimadas para fins de limpeza de terrenos."

Nos siga no Google Notícias