ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Comissão vai pedir ajuda a André contra crédito restrito

Redação | 17/11/2010 10:00

Em resposta ao manifesto desta manhã contra a decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça), que dá exclusividade ao Banco do Brasil para oferecer empréstimo consignado em folha para servidores do estado, os deputados estaduais resolveram formar uma comissão para conversa com o governador André Puccinelli (PMDB) em busca de derrubar a decisão.

Os deputados Paulo Duarte (PT) e Youssif Domingos (PMDB) deverão marcar a reunião em que devem estar presentes também cerca de 10 representantes das financeiras prejudicadas pela decisão da justiça.

Em tribuna, Paulo Duarte chegou a dizer que se o governador não puder ajudar, vai até a superintendência do Banco do Brasil na tentativa de sensibilizar a administração do banco.

Cerca de 200 pessoas participaram do manifesto na Assembléia Legislativa, no Parque dos Poderes. Ligados ao ASDECC (Associação de Corretores de Crédito de Mato Grosso do Sul), o argumento dos manifestantes é de que com esta barreira, o funcionário fica sem opção e a sociedade sem a livre concorrência de crédito.

De acordo com Cleide Salentin, presidente da associação, atualmente existem 260 financeiras que fazem empréstimos consignados em Mato Grosso do Sul, destas, 150 estão em Campo Grande. São 1200 funcionários registrados, sem contar, segundo Cleide, com os trabalhadores informais.

Já a argumentação da decisão do STJ, é de que não há violação à livre concorrência e à autonomia da vontade do cidadão, porque a exclusividade franqueada ao Banco do Brasil é apenas em relação à modalidade de consignação (desconto) em folha de empréstimo tomado por servidor público estadual.

Se o trabalhador quer outra instituição financeira para contratar empréstimo ele pode escolher, mas não pode consignar em folha, tendo que optar por débito em conta ou boleto bancário, por exemplo.

Nos siga no Google Notícias