ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Contra “apadrinhamento”, ação cobra que Incra publique lista da reforma agrária

Aline dos Santos | 24/06/2013 12:42
Reforma agrária foi liberada no ano passado em MS. (Foto: Marlon Ganassin/Arquivo)
Reforma agrária foi liberada no ano passado em MS. (Foto: Marlon Ganassin/Arquivo)

Ação na Justiça cobra que o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) divulgue lista com todos os nomes dos candidatos a lotes da reforma agrária no Estado. Segundo o MPF (Ministério Público Federal), autor da ação, a divulgação é obrigatória por lei.

A medida é para inibir “apadrinhamentos” no processo da reforma agrária. Para o MPF, o Incra, ao não cumprir a determinação “denota a conivência da administração do órgão com práticas notórias de ocupação irregular dos lotes em Mato Grosso do Sul”.

Em setembro de 2012, o Ministério Público solicitou que o instituto disponibilizasse para todas as entidades interessadas (sindicatos, associações, acampamentos, movimentos sociais), além do site da autarquia na internet, o cadastro de todos os candidatos à reforma agrária em Mato Grosso do Sul (lista única).

O documento deveria ter os nomes, separados por município ou microrregião, com a pontuação obtida pelo candidato de acordo com as normas regulamentares, em ordem decrescente. O Incra pediu prazo de 90 dias para cumprir a determinação, o prazo venceu em nove de fevereiro de 2013 e a lista não foi divulgada.

Em cinco de abril deste ano, o MPF requisitou informações sobre a divulgação, recebendo como resposta que o superintendente Celso Cestari “estaria interagindo” com a sede do Incra, em Brasília, para cumprir a determinação legal.
A divulgação da lista de candidatos à reforma agrária também foi determinada pela Justiça, a pedido do Ministério Público Federal. O processo por ato de improbidade administrativa tramita na Justiça Federal de Naviraí.

Fraudes – A reforma agrária só foi retomada no Estado em agosto do ano passado. A partir de irregularidades verificadas pelo MPF relacionadas com aquisição, compra e venda de lotes na fazenda Santo Antônio, em Itaquiraí, em 2010, a PF (Polícia Federal) deflagrou no mesmo ano a operação Tellus, que terminou com 11 funcionários do Incra afastados e investigados, assim como investigação sobre 10 lideranças de movimentos sem-terra.

A operação Tellus resultou ainda em Ação Civil Pública cuja liminar concedida em janeiro de 2011 proibia a aquisição e desapropriação de terras no Estado para fins de assentamento.

Nos siga no Google Notícias