ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Corpo de Bombeiros alerta população sobre riscos de acidentes nas festas

Alan Diógenes | 23/12/2015 23:58

Com as proximidades das festas de fim de ano, a população adquire equipamentos de iluminação para enfeitar as residências, comércios entre outros estabelecimentos com o intuito de resgatar o espírito natalino e tradicionalmente temos o costume de acender fogueiras e soltar fogos de artifícios. Infelizmente esta atividade aumenta de forma considerável a incidência de pacientes com queimaduras nos hospitais.

Não devemos ignorar os riscos advindos da queima de fogos de artifícios. Precauções devem ser tomadas para manter o brilho e a alegria das festas de final de ano,

Dentro de um aspecto preventivo, o Comando Maior do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul orienta a população para que tenha:

Cuidados com os fogos de Artifícios

– Somente adquira fogos de artifícios em locais devidamente autorizados para comercialização dos respectivos produtos;

– Acompanhe e oriente seu filho na compra e no momento de utilização do artefato, bem como nas proximidades de fogueiras;

– Leia atentamente o rótulo de segurança e data de validade dos artefatos no momento da compra e durante sua utilização;

– Mantenha caixas de fósforos e/ou isqueiros em locais fora do alcance das crianças;

– Nunca solte fogos em ambientes fechados, e quando o fizer em ambientes abertos, atente para sua segurança e de outros;

– Ingestão de bebida alcoólica e fogos não combinam;

– Para a queima de rojões utilize um suporte adequado e o mantenha fora do alinhamento do seu corpo, bem como sua projeção inclinada para uma área segura;

– Cuidado com o efeito retardado. Os fogos podem falhar temporariamente; se isso ocorrer considere o artefato ativo;

– Não acenda bombas na mão, utilize uma base segura e o acenda com seguança;

– Utilize luvas para soltar busca-pés e espadas;

– Não coloque o artefato em bolsos;

– Muito cuidado também com as fogueiras e jamais realimente o fogo com álcool, ou jogue objetos na fogueira;

– Em caso de queimaduras, procure aliviar a dor imergindo a parte afetada em água potável e se necessário procure imediatamente auxílio médico.

Atenção com as crianças

Os pais têm de evitar deixar as crianças sozinhas, guardar e manter fora do alcance, detergente, sabão em pó, produtos químicos em geral, materiais cortantes e perfurantes, tais como, facas, tesouras e outros, tampar tomadas e acondicionar escadas em local seguro

As crianças são curiosas, vão procurar motivos novos de entretenimento e a água atrai bastante atenção. Como sabemos que os pequenos não têm noção de risco, o adulto tem que estar sempre supervisionando, em vigilância constante.

As crianças não são as únicas vítimas desse tipo de acidentes, mas os idosos também entram nas estatísticas. É necessário que a família sempre fique de olho para que não aconteçam quedas com os idosos, que geralmente permanecem deitados por longos períodos de tempo.

A melhor maneira de se evitar um acidente é estar atento a medidas preventivas.

Confira algumas dicas do Corpo de Bombeiros de como evitar sustos dentro de casa:

Eletricidade

Para evitar a incidência de curto circuito, esteja atento em comprar equipamentos com certificação de qualidade aprovada pelo Inmetro, verificar se a instalação elétrica suporta a quantidade de carga elétrica oriundas de instalações dos enfeites natalinos, evitar vários objetos ligados em uma mesma tomada e se for fazer uso de extensões, atentar para a bitola da fiação.

Todos nós somos responsáveis pelo sucesso deste evento, e, como cuidado específico; recomendamos atenção especial com as crianças; assim, estaremos educando cidadãos para o futuro, bem como preservando nosso bem maior; nossa prole.

Queimaduras

Atenção especial na cozinha ou área de preparo de alimentação. Cuidado com cabos de panelas voltados para fora do fogão, podem facilitar que crianças derrubem panelas e o conteúdo dela sobre o corpo.

Afogamentos

Em se tratando de bebês e crianças pequenas, até baldes, banheiras e vasos sanitários podem oferecer riscos. Um adulto deve sempre supervisionar as crianças e adolescentes onde houver água, mesmo que saibam nadar ou que os locais sejam considerados rasos. A piscina deve estar cercada e o responsável pela criança não pode ter distrações, nem com um celular.

Quedas

Além de observar e fornecer as orientações de comportamento e segurança para as crianças, os pais devem tomar providências de proteger as quinas dos móveis; não deixar cadeiras, camas e bancos perto de janelas; e providenciar antiderrapantes nos tapetes para evitar escorregões.

Intoxicação

Em casos de ingestão de inseticidas, álcool, detergentes e outras substâncias tóxicas, a primeira providência dos pais deve ser levar a criança para uma emergência hospitalar, se possível levar o produto ingerido para que os profissionais identifiquem a substância e facilite a aplicação do tratamento mais adequado para aquela situação.

Brinquedos

Na hora de escolher os brinquedos, considere a idade e o nível de habilidade da criança, seguindo as recomendações do fabricante. Procure brinquedos com o selo do Inmetro. Fique atento a brinquedos que podem oferecer risco de engasgamento (peças pequenas para bebê e crianças menores), de estrangulamento (correntes, tiras e cordas) e de corte (pontas, bordas afiadas).

Mas, atenção, não passe trotes, porque isso pode gerar o deslocamento de viaturas a locais desnecessários, fazendo com que uma real ocorrência em andamento seja prejudicada.

Em caso de emergência, acionar o Corpo de Bombeiros Militar através do número 193.

Nos siga no Google Notícias