A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

15/11/2012 20:45

Corpo de Bombeiros alertam banhistas dos riscos em rios e balneários

Helton Verão

Com o feriado da Proclamação da República, muitas pessoas aproveitaram para viajar e apreciar as belezas naturais de Mato Grosso do Sul até o fim de semana.

Mas o Corpo de Bombeiros Militar alerta a população para os riscos de afogamento, que geralmente acontecem em rios e balneários do interior.

“Nunca entrar em lugares desconhecidos, usar colete salva-vidas e só entrar em embarcações que tenham profissionais habilitados”, avisa o comandante geral da Corporação, coronel Ociel Ortiz.

Além dos cuidados citados pelo coronel, há uma série de outras medidas para evitar afogamentos, como procurar um local conhecido por você ou por outra pessoa, desde que ela o acompanhe; não ultrapassar faixas e placas de avisos; não entrar em locais onde há avisos de perigo de morte ou em águas poluídas; procurar sempre local onde existe a presença de guarda-vidas ou corpo de bombeiros; evitar nadar sozinho; não tomar bebida alcoólica antes de entrar na água; não se afastar da margem; não saltar em locais elevados para dentro da água; não tentar salvar pessoas em afogamento sem estar habilitado, é preferível lançar flutuadores ao invés da ação corpo a corpo; identificar nas proximidades a existência do salva-vidas e permanecer próximo a ele; evitar brincadeiras de mau gosto como caldos, trotes, saltos; não deixar crianças sozinhas; evitar navegar com carga em excesso e por último, sempre acatar as orientações dos bombeiros ou dos salva-vidas.

Os locais considerados mais perigosos para os banhistas são: o rio Taquari, na região de Coxim, o rio Aquidauana e o rio Paraguai, principalmente na região de Corumbá.



Geralmente essas pessoas que morrem afogadas, diziam que sabia nadar, pelo menos um pouco, pessoas que não sabem é dificil dar uma de espertinho......Não é porque sabe nadar que pode atravessar os rios....
 
Lenita Santos em 16/11/2012 07:13:00
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions