ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Crédito para beneficiários do INSS muda de regras na 3ª

Redação | 01/06/2008 09:40

Começam a valer na terça-feira as novas regras par credito consignado aos aposentados e pensionistas do Inss (Instituto Nacional do Seguro Social). A partir dessa data, eles não não poderão fazer saques de crédito consignado com o cartão, por exemplo, e o valor do crédito não poderá superar em duas vezes o valor do benefício.

O objetivo das mudanças é combater fraudes e evitar que aposentados e pensionistas sejam  induzidos ao endividamento. Segundo a Previdência, o empréstimo terá que ser creditado diretamente na conta do beneficiário. No caso de cartão magnético, o dinheiro deverá ser depositado na conta corrente ou de poupança da pessoa que recebe o benefício. Se for ordem de pagamento, na mesma agência e conta do beneficiário.

A novas regras acabam com as operações de arrendamento mercantil (leasing). O único financiamento permitido é o do programa Viaje Mais Melhor Idade, do Ministério do Turismo. Qualquer outro precisa de autorização do Ministério da Previdência Social.

Para evitar juros abusivos, não haverá prazo de carência até o pagamento da primeira parcela do empréstimo. Se o aposentado decidir quitar antecipadamente, a instituição financeira tem prazo de 48 horas para fornecer o boleto bancário de quitação, descrevendo todos os valores. Cada aposentado poderá usar apenas um cartão, fazer seis empréstimos simultâneos só no estado onde reside ou recebe o benefício.

As instituições financeiras que fizerem operações sem o consentimento do aposentado ou pensionista poderão ficar suspensas por 45 dias. Em caso de reincidência, a punição subirá para um ano e depois para cinco anos.

Nos siga no Google Notícias