ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Decisão permite cobrança de registro de financiamento

Redação | 17/04/2008 15:17

Decisão desta tarde do desembargador Sérgio Martins derruba despacho anterior, do juiz Dorival Mora dos Santos, da Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, que mandou suspender os efeitos de portaria do Detran (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) determinando a cobrança sobre o registro de financiamento de veículos em cartório.

Na segunda-feira, o presidente do Tribunal de Justiça, João Carlos Brandes Garcia, tinha negado a mesma a solicitação ao Detran. Hoje, a decisão foi favorável à Anoreg (Associação Associação dos Notários e Registradores do Estado de MS).

A liminar contra a cobrança havia sido concedida pelo juiz da primeira instância em ação popular movida pelo deputado estadual Paulo Duarte (PT). No pedido, o parlamentar considerou que a cobrança do registro dos financiamentos de veículos éa inconstitucional, arguento aceito pelo magistrado, que concedeu a chamada tutela antecipada, instrumento jurídico usado para assegurar direitos imediatos que podem prejudicar a parte interessada. No caso, seria o repasse a consumidores da cobrança, a cargo das financeiras, conforme a portaria do Detran, que entrou em vigor neste mês.

Na decisão de hoje, o desembargador Sérgio Fernando Martins entendeu diferente. Ele aceitou o argumento dos advogados da Anoreg de que não há prejuízo imediato a ser sanado, sustando os efeitos da liminar da primeira instância até que haja o julgamento definitivo da ação.

O que está em questão

Nos siga no Google Notícias