ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Delegacia da Mulher comemora 27 anos com homenagens a colaboradoras

Nadyenka Castro | 06/03/2013 07:37
Delegada Rosely Molina, responsável pela Deam de Campo Grande. (Foto: Luciano Muta/ Arquivo)
Delegada Rosely Molina, responsável pela Deam de Campo Grande. (Foto: Luciano Muta/ Arquivo)

A Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) comemora 27 anos de criação. Para celebrar o aniversário e o mês da mulher, é realizada nesta manhã na Adepol (Associação dos Delegados de Polícia Civil), em Campo Grande, solenidade em que serão homenageadas mulheres que contribuíram com a trajetória da unidade policial.

Entre as homenageadas estão a primeira-dama do Estado, Beth Puccinelli; as secretárias estaduais Thie Higuchi (Administração); Nilene Badeca (Educação) e Evelyse Ferreira Cruz Oyadomari (Gestão de Recursos Humanos); a promotora da Vara da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Ana Lara Camargo de Castro; delegadas e policiais civis.

Segundo a delegada da 1ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher na Capital, Rosely Molina, o evento também objetiva divulgar o trabalho das delegacias que são a porta de entrada da mulher que deseja se libertar de uma situação de violência. “Muitos foram os avanços a partir de 2006, quando foi instituída a Lei Maria da Penha, mas a preocupação em apoiar essas vítimas vem desde antes”, comenta.

No Estado, o atendimento especializado a mulheres vítimas de violência começou em abril de 1986, com a instalação de uma Unidade de Pronto Atendimento. Hoje são 12 delegacias, sendo uma em Campo Grande e outras 11 nos municípios de Aquidauana, Corumbá, Coxim, Dourados, Fátima do Sul, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Com uma média de 70 atendimentos diários, quase uma prisão por dia e 300 inquéritos somente em janeiro e fevereiro deste ano, a Deam da Capital atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Nos fins de semana, as ocorrências são registradas nas delegacias de Pronto Atendimento (Depacs, no Centro e bairro Piratininga).

Nos siga no Google Notícias