A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

01/08/2014 16:17

Depois de julho bater recorde de chuvas, agosto será seco e quente

Francisco Júnior
Agosto será de tempo seco. (Foto: Marcos Ermínio)Agosto será de tempo seco. (Foto: Marcos Ermínio)

O mês de agosto será mais agradável em Mato Grosso do Sul, pelo menos para quem não gosta de frio. De acordo com as previsões meteorológicas, as temperaturas ficarão acima da média histórica em todas as regiões do Estado.

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos), a tendência é chegar frentes frias ao país, entretanto, não terão força suficientes para atingir Mato Grosso do Sul e trazerem chuvas abundantes. Com isso, o tempo tem propensão para ficar mais seco nesse período do ano.

A umidade relativa é inversamente proporcional às temperaturas, se a temperatura sobe a umidade tende a baixar. No ano passado, foi registrada umidade de 12% na Capital no mês de agosto.

Em 2013, a menor temperatura registrada no mês e do inverno foi em Bela Vista, -2,5°C, dia 28. No mesmo dia, Amambai (-1,8), Rio Brilhante (-1,9) e Sidrolândia registram valores negativos. Na capital, dia 29, foi registrada a menor temperatura 3,1°C.

As precipitações serão acima da média histórica, principalmente no extremo sul, em Sete Quedas é normal chover de 67,7 no periodo, em Porto Murtinho é de 34,2 mm). Em Dourados a média é de 44,3 mm, Corumbá 25,9 mm, Sidrolândia 43,3 mm, Campo Grande 31,4 mm, Bataguassu 37,3 mm.

Para amanhã a previsão é de tempo seco em todo o Estado. Uma massa de ar seco e sol predomina em todas as regiões. Espera-se temperaturas mínimas de 16°C em Cassilândia, Paranaíba e Maracaju. Dourados 18°C e Ponta Porã 19°C.

No período da tarde muito calor em Miranda, Aquidauana, a máxima será de aproximadamente 32°C. Sonora espera-se 31°C, Três Lagoas, Inocência, Selviria e cidades próximas terão temperatura de 28-30°C. Sete Quedas terá máxima de 28°C assim como toda a região sul. A umidade relativa do ar tende a ficar bem baixa: Bela Vista/Coxim 25%, Sonora 23%, Maracaju 32%, Bataguassu e Três Lagoas 40%, Ponta Porã 31% e Porto Murtinho 30%.

O índice de radiação ultravioleta será de 5 a 6 para o Estado, valor considerado moderado a alto. Entretanto esse valor é para céu claro. Onde há nebulosidade esse índice tende a ser atenuado em até 70%. Em Campo Grande calor e umidade baixa. Temperatura pela manhã: 19°C e no período da tarde 30°C. Umidade relativa entre 25 e 30%.

O domingo vai começar quente e céu com poucas nuvens. Haverá predomínio de sol durante todo o dia no Estado. Pela manhã as temperaturas já estarão altas: Maracaju 17°C, Itaquiraí 16°C, Bataguassu 20°C, Sonora 19°C e Porto Murtinho/Corumbá 23°C.

No período da tarde as máximas ficarão em torno de 33°C em Bela Vista, Caracol e Porto Murtinho. Muito calor também nas cidades pantaneiras: Miranda, Aquidauana entre 32 e 33°C. Na região sul e bolsão 30°C. A umidade relativa do ar mínima, registrada por volta da15 horas, estará baixa em Maracaju (28%), Ponta Porã (25%), São Gabriel do Oeste/Coxim/Rio Negro (25-28%), Corumbá e Sidrolândia (35%), Itaquiraí/Iguatemi/Eldorado (40%) e Três Lagoas/Brasilândia 40%.

O índice de radiação ultravioleta será de 6 e 7 para o Estado, valor considerado alto. Entretanto esse valor é para céu claro. Onde há nebulosidade esse índice tende a ser atenuado em até 70%. Em Campo Grande sol já nas primeiras horas da manhã e a tarde sensação de calor. Temperatura mínima: 19°C. Temperatura máxima: 30°C. Umidade relativa do ar mínima fica em 40%.

Governo Federal reduz período do horário de verão para 2018/19
O presidente Michel Temer assinou hoje (15) um decreto reduzindo em duas semanas o horário de verão em 2018. No ano que vem, a medida começará a vale...
Inscrições para o Vestibular 2018 da UFMS seguem abertas
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) segue com inscrições abertas para o Vestibular 2018, que selecionará alunos para cursos de gradua...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions