ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Deputado tenta na Aneel evitar aumento de 40% da conta de energia

Marquinhos reuniu-se com auditor da agência que vai tentar com diretor

Juliene Katayama | 12/02/2015 19:51
Marquinhos é atuante na questão energética (Foto: Alcides Neto)
Marquinhos é atuante na questão energética (Foto: Alcides Neto)

O deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB) reuniu-se com o auditor da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), José Jurhosa Junior, em Brasília, na tentativa de evitar o aumento de 35% a 40% da conta de energia no Estado.

“O auditor me ouviu e, diante das justificativas, que ele julgou pertinente, vai marcar uma reunião com o diretor-geral da Aneel e com o auditor André Peppitone, relator do processo de reajuste, previsto para vigorar a partir de 8 de abril no Estado”, afirmou Marquinhos.

O deputado disse ao auditor que recebeu informação do diretor da Aneel, Tiago Correia, que a conta bilionária do setor elétrico deste ano, que será repassada para os consumidores, será “significativamente” menor que a prevista.

De acordo com cálculos preliminares da própria agência, o consumidor teria de custear R$ 23 bilhões para cobrir até os programas sociais. No entanto, segundo o diretor, novo cálculo foi feito e apontou a redução.

Marquinhos também pediu à Aneel para fiscalizar se a Energisa está cumprindo o plano de recuperação. Em Brasília, a empresa levou nota técnica com motivos do pedido de aumento. “Os dados são genéricos, cobramos mais detalhes para poder rebater as informações e evitar tarifaço”, reforçou.

Além disso, o deputado informou sobre a energia no Estado cai mais que o permitido pela agência e redução dos call centers. “Com poucos meses de administração, o Grupo Energisa diminui drasticamente o atendimento, aumentando o tempo de espera dos consumidores”, comentou.

A tendência é nacional e já se confirmou em alguns estados. As empresas Jaguari, Mococa e Sul Paulista, por exemplo, ganharam da Aneel autorização para aumentar a tarifa de energia em média 45,7%, 29,2% e 28,3%, respectivamente.

Nos siga no Google Notícias