ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Em 1 mês de campanha, 46,9% receberam doses contra gripe em MS

Pouco mais de 346,4 mil pessoas foram vacinadas no estado até dia 17. Mobilização termina em 1 semana.

Anahi Gurgel | 18/05/2017 16:32
Criança recebendo dose em campanha da vacinação. Mobilização segue até dia 26. (Foto: Alcides Neto)
Criança recebendo dose em campanha da vacinação. Mobilização segue até dia 26. (Foto: Alcides Neto)

Em um mês de mobilização contra a gripe, apenas 346,5 mil pessoas pertencentes ao grupo de risco se vacinaram em Mato Grosso do Sul, de acordo com balanço do Ministério da Saúde, divulgado nesta quinta-feira (18). No estado, foram distribuídas 754,5 mil doses para 79 municípios, com meta de vacinar ao menos 90% do público-alvo.

A uma semana do término da 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, os números indicam que menos da metade da população esperada procurou os postos de saúde. Pelo levantamento do Ministério da Saúde, o público-alvo não considera população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas com comorbidades, ou seja, a soma sem esse grupo é de 635,7 mil pessoas. Desse total, foram vacinados 46,9% até ontem (17).

O levantamento foi realizado desde o dia 17 de abril, quando a mobilização teve início em todo o país, contemplando crianças até 5 anos, gestantes, puérperas, idosos, trabalhadores da saúde, indígenas, professores, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas com comorbidades.

No estado do Mato Grosso do Sul, a adesão do público-alvo está em 45,9% entre as crianças; 52,6% trabalhadores de saúde; 41,9% gestantes; 54,8% puérperas; 24,9% indígenas; 53,9% idosos; e 32,1% entre os professores.

O melhor desempenho em relação à cobertura vacinal contra a influenza foi a região Sul, com 68,3%, seguida do Centro-Oeste, que apresentou 53,1%. Na sequencia aparece Sudeste (52,9%); Nordeste (47,8%) e Norte (43%). Foram distribuídos 60 milhões de doses para todo o país.

De acordo com informações do Programa Nacional de Imunizações não há previsão para prorrogação da campanha este ano. “A vacina demora cerca de 15 dias para fazer efeito, por isso é necessário que as pessoas procurem os postos de saúde antes do período de inverno”, orienta a coordenadora do programa, Carla Domingues.

A vacina contra a gripe estará disponível nos postos de vacinação até o dia 26 de maio. Em Campo Grande, além das UBS (Unidades Básicas de Saúde) e UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família), foi montado um posto de vacinação em um trailer na Praça Ary Coelho, que funcionará até sábado, dia 20.

Em todo o país, apenas 28,7 milhões de pessoas foram vacinadas, o que representa 53% do público-alvo, formado por 54,2 milhões de pessoas.

Nos siga no Google Notícias