ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Campanha acaba dia 26 e 100 mil ainda não se vacinaram contra gripe

Faltando apenas 10 dias para encerrar campanha apenas 92,3 mil pessoas se imunizaram

Yarima Mecchi | 16/05/2017 10:30
Frasco de vacina. (Foto: Marcos Ermínio)
Frasco de vacina. (Foto: Marcos Ermínio)

Faltando apenas 10 dias para encerrar a campanha de imunização contra gripe apenas 92,3 mil pessoas das 200 mil que compõe o grupo de risco tomaram a vacina em Campo Grande. Do dia 18 de abril até o dia 13 de maio, apenas 46,69% do público-alvo procurou os postos de saúde, segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública).

Com a baixa adesão, a Sesau destaca a importância da imunização contra o vírus influenza, pede para a população de risco procurar um dos 65 postos de saúde disponíveis para vacinação.

O levantamento da secretaria aponta que o grupo com menor índice de proteção é o de pessoas com comorbidades, com 27%, totalizando 9.745 vacinados; seguido pelas gestantes com 34%, sendo 3.693; profissionais da saúde, 42%; crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos, 43%, com o total de 23.804; 49% das puérperas se imunizaram, sendo 869 mulheres.

O grupo mais preocupado com os risco do vírus influenza são dos idosos, 56% do grupo com mais de 60 anos já se imunizou, sendo 45.069 pessoas. Neste ano, o Ministério da Saúde inseriu os professores no grupo de risco e eles somam 2.589 doses aplicadas.

Os indígenas contabilizam 563 pessoas e funcionários do sistema prisional, 68. Os portadores de doenças crônicas, 5.980. A Sesau está esperando uma ação do Ministério da Saúde para saber se vai prorrogar ou não a campanha, mas até o dia 26 deste mês a população deve procurar as unidades de saúde.

Criança sendo vacinada. (Foto: Marcos Ermínio)
Criança sendo vacinada. (Foto: Marcos Ermínio)

Grupos - O Ministério da Saúde recomenda a vacinação para indivíduos com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de cinco anos, as gestantes, as puérperas, os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade, os funcionários do sistema prisional e professores (público ou privado) do ensino básico, médio e superior.

Documentos - Para receber a dose, todos devem apresentar o Cartão Nacional de Saúde (CNS) e/ou número prontuário da rede de saúde de Campo Grande; documento pessoal de identificação; e, a caderneta de vacinação, se tiver.

Além dos documentos exigidos para todos, os profissionais de saúde devem apresentar a carteira do conselho ou holerite; as gestantes e puérperas: cartão da gestante, laudo médico ou exames com identificação; e os indígenas: cadastro na Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena).

Já os professores devem apresentar um holerite e os documentos obrigatórios para todos do grupo de risco. Os portadores de doenças crônicas precisam apresentar e deixar nas unidades de vacinação, cópia do laudo indicando a doença ou uma receita, ambos com carimbo e assinatura do médico.

Fila de espera no posto do bairro Tiradentes. (Foto: Marcos Ermínio)
Fila de espera no posto do bairro Tiradentes. (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias

Veja Também