ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Em MS, 81 crianças e adolescentes estão na fila da adoção

Jorge Almoas | 25/12/2010 21:14

No Brasil, o número chega perto das 8 mil crianças

Mato Grosso do Sul tem 81 crianças e adolescentes que aguardam serem adotadas. Os números são do CNA (Cadastro Nacional de Justiça), coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça. No Brasil, ao todo, são 7.949 crianças que estão aptas para adoção.

Do outro lado, o Cadastro Nacional de Adoção registra 30.378 pretendentes à adoção.

Ou seja, se os trâmites não fossem tão demorados, todas as crianças poderiam encontrar uma família. Os números de pessoas aptas à adoção em Mato Grosso do Sul não foi disponibilizado pelo CNA.

Em Mato Grosso do Sul, Campo Grande conta com 26 crianças à espera de adoção, seguida por Ponta Porã, com 10 crianças, e Ribas do Rio Pardo e Maracaju aparecem em terceiro, com sete crianças cada.

Há crianças e adolescentes aptos à adoção em Água Clara (2), Amambai (2), Anastácio (3), Aquidauana (1), Brasilândia (1), Caarapó (1), Corumbá (1), Deodápolis (1), Dourados (5), Ivinhema (1), Jardim (4), Miranda (1), Naviraí (1), Nova Andradina (1), Sete Quedas (4) e Três Lagoas (1).

São Paulo lidera como o Estado com maior número de pretendentes à adoção: 8.020 para 1.538 crianças e adolescentes cadastradas. Já o Espírito Santo lidera em número de crianças e adolescentes à espera de uma nova família: são 2.194 para 493 candidatos a pais, no estado.

No Distrito Federal a relação é equilibrada: são 522 pretendentes para 209 crianças aptas à adoção.

O Cadastro Nacional de Adoção foi criado em abril de 2009 para facilitar as adoções.

Por meio desse instrumento, os juízes das varas da infância e da juventude recebem informações unificadas sobre os procedimentos de adoção e podem dar agilidade ao processo de adoção. O Cadastro possibilita ainda a implantação de políticas públicas na área.

Nos siga no Google Notícias