ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Em um mês, os cartórios de Campo Grande fizeram 16 casamentos gays

Nadyenka Castro | 26/06/2013 14:30

Levantamento da Arpen-Brasil (Associação Nacional de Pessoas Naturais), entidade representativa dos Cartórios de Registro Civil, aponta que no último mês, cartórios de Campo Grande fizeram 16 casamentos gays.

A Associação contabilizou dados de 12 capitais do País e Campo Grande fica em oitavo no ranking das que mais oficializaram relações homossexuais entre 16 de maio e 16 de junho.

São Paulo fez casamentos gay; Goiânia 22;, Curitiba, Fortaleza e Rio de Janeiro 18; Belo Horizonte e Salvador 17; Campo Grande, 16, Porto Alegre 15; Brasília 14; Belém 10 e Florianópolis, sete.

De acordo com o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), o período da coleta de dados corresponde ao primeiro mês em vigor da resolução que disciplinou a realização do casamento gay no País.

Para o conselheiro Guilherme Calmon, do Conselho Nacional de Justiça, os números da Arpen-Brasil comprovam que havia uma demanda na sociedade que está sendo satisfeita por meio da Resolução 175 do Conselho.

“Os números comprovam a conveniência e a oportunidade da edição da resolução”, afirmou o conselheiro, lembrando que antes da decisão do CNJ alguns estados não celebravam uniões homoafetivas por falta de norma específica . “Isso demonstra que o CNJ reagiu de modo ágil, porque havia demanda, e a tendência é esse número aumentar” .

Essa também é a opinião do presidente da Arpen-Brasil, Ricardo Augusto de Leão. “A procura por essas celebrações vem crescendo na medida em que as pessoas vão vendo seus direitos serem garantidos e respeitados pela sociedade”, disse.

Ainda de acordo com o levantamento, Manaus e Vitória realizaram quatro celebrações; Boa Vista, três; Cuiabá e Recife duas e Porto Velho uma celebração. Palmas, Rio Branco, Maceió e Macapá não realizaram nenhuma casamento gay no período pesquisado.

Nesse primeiro levantamento, segundo a Arpen, não foi possível realizar a pesquisa em Natal, Teresina, São Luís, João Pessoa e Aracaju.

No Estado- Em abril deste ano, antes da resolução do CNJ, o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) autorizou a conversão de uniões estáveis de pessoas do mesmo sexo em casamento, equiparando ao que já era previsto na legislação.

Conforme o provimento n° 80, a conversão pode ser pedida pelos companheiros diretamente ao juiz sem a necessidade reconhecimento de união estável.

Nos siga no Google Notícias