ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Empregos

Em um ano, Estado teve 11.402 acidentes de trabalho e 48 mortes

Viviane Oliveira | 15/07/2015 12:10
Em Bataguassu, Djalma recebeu descarga elétrica enquanto pintava uma parede. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu. (Foto: Da Hora Bataguassu)
Em Bataguassu, Djalma recebeu descarga elétrica enquanto pintava uma parede. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu. (Foto: Da Hora Bataguassu)

Em um ano, Mato Grosso do Sul registrou 11.402 acidentes de trabalho com 48 mortes, de acordo com as estatísticas do Ministério da Previdência Social. Os dados publicados anualmente pelo órgão são referentes a 2013. A relação do ano passado ainda não foi divulgada.

Conforme a assessoria de imprensa da Previdência Social, o levantamento tem como referência acidente provocado durante o trabalho, o trajeto ou afastamento por alguma doença relacionada ao emprego.

Apesar do relatório não especificar, a maioria dos acidentes de trabalho com morte é registrada na área rural ou no interior do Estado. Esta semana, por exemplo, dois homens morreram após receber descarga elétrica durante o trabalho.

Na segunda-feira, o pintor Djalma dos Santos, 51 anos, morreu após sofrer descarga elétrica e cair de 4 metros. O acidente foi na Avenida Dias Barrosa, no Centro de Bataguassu, distante 335 quilômetros de Campo Grande.

Conforme a polícia, a vítima pintava a parede do prédio do Cartório do 2º Ofício com um rolo de cabo de alumínio, quando encostou o equipamento em um fio da rede elétrica e sofreu a descarga. A vítima chegou a ser socorrida para a Santa Casa da cidade, mas morreu.

No mesmo dia, Dorandir de Freitas Gouveia, 52 anos, também morreu durante o trabalho. Ele foi eletrocutado enquanto descarregava implementos agrícola de uma caminhão guindaste na Fazenda Santa Cecília, na região de Chapadão do Sul.

O homem operava o equipamento quando o braço da máquina encostou nos fios de alta tensão da rede elétrica. Os funcionários da fazenda acionaram o serviço de ambulância, mas Dorandir morreu no local.

De acordo com o delegado de Cassilândia, Alexandro Mendes Araújo, acidentes de trabalho com morte em área rural são comuns. “Fica a alerta para as equipes que atuam em segurança do trabalho para evitar esse tipo de ocorrência. Dias desses, atendemos o caso de um trabalhador que morreu atropelado após cair de cima de um trator”, destaca.

Ainda conforme Alexandro, muitas vezes os acidentes ocorrem por falta de informação, mas há casos também em que o trabalhador vai se aventurar, como fazer uma religação na rede elétrica, e acaba se acidentando de forma trágica. Nos dois casos, os acidentes foram registrados como morte a esclarecer na Delegacia de Polícia Civil.

Nos siga no Google Notícias