A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 23 de Setembro de 2018

10/12/2017 10:00

IFMS oferece 160 vagas para quatro cursos de graduação no campus de Coxim

Osvaldo Júnior
Aula de graduação em Alimentos do IFMS (Foto: Divulgação/IFMS)Aula de graduação em Alimentos do IFMS (Foto: Divulgação/IFMS)

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) do campus de Coxim oferece para 2018 160 vagas em quatro cursos de gradução. De acordo com a entidade, são dois cursos superiores de tecnologia, um bacharelado e uma licenciatura, todos com ingresso pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

As graduações em Alimentos e Sistemas para Internet são as opções de cursos superiores de tecnologia. A duração é de três anos, com aulas no período noturno. Para 2018, serão oferecidas 40 vagas para cada curso

A diretora de Ensino, Paula Viana, destaca que as duas graduações contribuem para a permanência do profissional na região de Coxim. “Nós oferecemos cursos técnicos integrados em Alimentos e Informática e, com as graduações, permitimos que o estudante saia do ensino médio e ingresse no ensino superior na mesma área. Esse aluno chega à graduação muito mais preparado porque está familiarizado com as disciplinas específicas”, explicou.

No caso de Alimentos, indústrias do setor instaladas na região têm necessidades de profissionais com formação na área, de acordo com o IFMS. “Alguns de nossos estudantes já atuam em um frigorífico instalado em São Gabriel D’Oeste, por exemplo”, detalhou Paula Viana.

O IFMS informou, ainda, que os dois cursos tiveram conceito 4 do MEC (Ministério da Educação) em avaliação com escala de 1 a 5.

Bacharelado – A oferta da Engenharia de Pesca atende ao setor da piscicultura, uma das atividades econômicas desenvolvidas pelos municípios da região Norte do Estado. De acordo com o coordenador do curso, Fernando Brito, esse é um setor em expansão.

“Além de viveiros em Pedro Gomes e da criação em tanque rede em Sonora, a prefeitura de Coxim chegou a anunciar a construção de 80 tanques no município. Estamos, portanto, na expectativa da abertura de novos postos de trabalho nesse setor para os profissionais formados pelo IFMS”, disse o coordenador.

Com duração de cinco anos, o bacharelado tem aulas em período integral (matutino e vespertino). Para 2018, serão abertas 40 vagas. Na página da Engenharia de Pesca, é possível acessar o projeto pedagógico do curso.

Licenciatura – Ofertada desde 2011, a licenciatura em Química tem duração de 4 anos e meio e aulas no período noturno. Serão abertas 40 vagas para o ano que vem. 

O coordenador do curso, Hygor de Oliveira, destaca que a licenciatura tem uma formação generalista. “O licenciado em Química pode dar aulas em escolas da rede pública e privada, centros de pesquisa e pode até ter algumas atribuições em indústrias. Na área do meio ambiente, por exemplo, o profissional está apto fazer a análise de metais pesados”, explicou Hygor.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions