ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Empregos

Sindicato reforça fiscalização no comércio aberto até às 22h

Mariana Rodrigues | 15/12/2015 16:41
A diretoria do sindicato do empregados do comércio está fiscalizando as lojas para evitar a exploração dos trabalhadores. (Foto: Divulgação)
A diretoria do sindicato do empregados do comércio está fiscalizando as lojas para evitar a exploração dos trabalhadores. (Foto: Divulgação)

O comércio da região central de Campo Grande passou a ficar aberto até às 22h, com isso o SECCG (Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande) está percorrendo as lojas em uma fiscalização com o objetivo de evitar a exploração do trabalho dos comerciários.

Na noite de ontem, primeiro dia em que as lojas ficaram abertas até às 22h, a diretoria da entidade foi para às ruas do Centro de Campo Grande para conversar com os trabalhadores e gerentes de lojas, reafirmar o compromisso assumido e assinado em Convenção Coletiva de Trabalho, estabelecendo horário de abertura e fechamento do comércio.

Segundo Idelmar da Mota Lima, presidente do SECCG, foram recebidas denúncias de que alguns funcionários estavam saindo de uma a duas horas após o horário estabelecido, para deixar a loja arrumada para o dia seguinte. "Fizemos contatos imediatos com a direção da empresa para contornar o problema. Se não conseguirmos no diálogo, partiremos para ação de descumprimento de acordo, na justiça", diz.

O sindicato não divulgou o nome das lojas que tiveram problemas para liberar seus funcionários em tempo hábil depois do fechamento, mas se as mesmas continuarem com as irregularidades, serão denunciadas ao MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) e MPT (Ministério Público do Trabalho).

Ainda conforme informações do sindicato, todas as denúncias foram apuradas e levadas a conhecimento da direção da empresa. O sindicato pediu que o horário de liberação dos empregados fosse respeitado.

A diretoria do sindicato informa ainda sobre a obrigatoriedade que as empresas têm de pagar toda hora extra trabalhada durante o mês de dezembro. Quem não receber, ou tiver qualquer tipo de problema com a empresa sobre esse assunto, segundo Idelmar, deve denunciar ao sindicato pelo telefone (67)3348-3232, para que as devidas providências sejam tomadas.

Horário especial - Desde ontem (14), até dia 23, o comércio central abre até às 22 horas e nos próximos domingos, dias 20 e 27, das 9h às 18h.

No dia 24, o comércio central abre somente até às 18 horas e no dia 31, às 16 horas. Nos shoppings e centros comerciais localizados nos hipercenters, o comércio no dia 24 vai das 9h às 19 e no dia 31, até às 18 horas.

Os shopping centers permanecerão abertos até às 23 horas no período de 17 a 23 de dezembro, informa o Sindicato dos Comerciários de Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias